O tradicional Arroz com pequi, prato típico de Goiás, foi escolhida como o segundo pior prato do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo site TasteAtlas. A receita também é tradicional em algumas regiões de Minas Gerais.
As avaliações foram realizadas até o dia 18 de novembro de 2023, quando foram registradas pouco mais de 7 mil avaliações, das quais 5,1 mil foram reconhecidas pelo sistema como legítimas. A receita ficou atrás apenas do Cuscuz Paulista, que recebeu nota 3. O Arroz com Pequi recebeu nota 3,1.
Segundo o site, o “TasteAtlas Rankings não deve ser visto como a conclusão global final sobre alimentação. O seu objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou”.
O TasteAtlas, que faz uma resumo do prato, afirma que “o ingrediente principal do prato é o pequi, uma pequena fruta da estação com forte sabor de queijo e curral (embora seja uma fruta, o pequi costuma ser tratado como um vegetal)”.
O Cuscuz Paulista, segundo o site, é um “elaborado prato brasileiro composto por fubá enriquecido com azeitonas, sardinha em lata (ou qualquer outro peixe enlatado) e ervilha – ingredientes bastante caros e exóticos na época da invenção do prato, no século XIX”.
Em terceiro lugar ficou o Tareco, prato típico do Pernambuco, e que recebeu nota 3,2. São “biscoitos duros […] compostos de farinha de trigo ou milho, ovos, baunilha e açúcar”.
Veja lista completa de piores brasileiros segundo o site TasteAtlas
1- Cuscuz Paulista
2- Arroz com Pequi
3- Tareco
4- Quibebé
5- Maria-troupera (Maria mole)
6- Salada de maionese
7- Sequilhos
8- Sopa pé de vaca (Mocotó)
9- Caruru
10- Pé-de-moleque