O projeto Arte em Toda Parte, da prefeitura de Aparecida de Goiânia, quer ocupar espaços estratégicos da cidade com trabalhos de artistas locais. A ideia, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, é tornar este ambientes uma galeria de arte aberta para todos. As artes estão sendo feitas em parceria com grafiteiros, artistas plásticos e de outras modalidades de arte urbana, e teve início com a execução de murais na entrada do Estádio Municipal Aníbal Batista de Toledo. Além disso, as paredes externas do Centro de Referência da Assistência Social Nova Cidade (CRAS) começaram a ser pintadas nesta semana.
“Com o projeto de Arte em Toda Parte, a expectativa é que todos os prédios dos CRAS do município sejam contemplados, além de outros pontos da cidade. Nosso objetivo é realizar parcerias para ampliar o projeto tornando a cidade em uma verdadeira galeria de arte aberta”, afirmou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.
De acordo com o secretário, a iniciativa quer mudar diversos ambientes em Aparecida de Goiânia. Assim, a ideia é que estes locais sejam mais atrativos. Ademais, que contem uma história do local em que estão inseridos, valorizando o trabalho do artista local.
“O projeto é muito amplo e visa valorizar todos os artistas da nossa cidade. Dessa maneira, serão diversos tipos de arte, em variados espaços públicos. O embelezamento do espaço será configurado conforme a comunidade, ou seja, cada lugar vai ter a sua particularidade em relação a linguagem visual ilustrada”.
Projeto Arte em Toda Parte será ampliado
Faz parte do projeto Arte em Toda Parte a criação de uma sala cultural em todos os CRAS do município. Dessa forma, estes locais poderão ofertar para a comunidade alguma oficinas como de aulas de artesanato, música, dança, e teatro.
“Já iniciamos as aulas de balé esta semana para as crianças das famílias atendidas nos CRAS. A princípio as aulas ocorrerão de maneira virtual em conformidade com as orientações de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, mas a ideia é que a sala cultural seja criada e em breve iniciadas as aulas presenciais”, disse o secretário.
O Cras Nova Cidade, pintado nesta semana através do projeto Arte em Toda Parte, tem trabalhos de quatro artistas. Um deles, Fábio Mohamed, é morador do Setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia. Ele contou sobre a felicidade de contribuir com a cultura em sua comunidade.
“Fiz a modalidade de arte muralista, que é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície. Na minha parte eu quis trazer o estilo afro, valorizar a mulher negra e sua feminilidade. É uma honra poder contribuir com a arte na minha comunidade e fomentar a cultura. É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho”, afirmou o artista.