O projeto cultural Balé em Foco realiza, no dia 9 de novembro (sábado), às 18h, no Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia, uma mostra de trabalhos artísticos desenvolvidos durante a formação continuada e criação colaborativa ocorrida ao longo de 2025. Trata-se de uma Partilha de Processos, em um encontro aberto ao público, que marca o encerramento da 2ª edição do projeto, intitulado Cruzando Fronteiras.
O evento reúne artistas, professores, pesquisadores e estudantes da dança. Esse projeto foi contemplado pelo Edital de Formação Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e conta com apoio do Pontão de Cultura Cidade Livre e da Escola do Futuro Basileu França.
De acordo com os organizadores, a programação é resultado de um intenso percurso de formação continuada e criação colaborativa, que integrou aulas teóricas e práticas, debates e orientações artísticas voltadas à ampliação das perspectivas sobre o balé e suas múltiplas conexões com a contemporaneidade.
A iniciativa propôs uma imersão em torno de temas como repertórios, raça, racismo, institucionalidades e ensino do balé para crianças, culminando agora na apresentação pública dos processos criativos.
Renovação de ambiente criativo
Segundo uma das idealizadoras do projeto, profa. Rousejanny Ferreira, o projeto propôs, ao longo de mais de três meses, encontros entre estudantes e profissionais de estilos diversos da dança, no intuito de renovar o ambiente criativo em que essas pessoas atuam. Sobre esse propósito, Rousejanny comenta: “Nosso interesse é atiçar olhares críticos, demandas contemporâneas e possibilidades criativas com/a partir do balé, sem o receio de ousar por caminhos tortuosos.”
Nesta edição, participaram doze estudantes/artistas/
Ao longo do projeto, esses integrantes da Partilha tiveram a orientação de nomes expressivos da dança brasileira, como Anilson Junior (Dendê), Daniela Botero, Daya Gomes, Deiço Xavier, Ludmyla Marques, Marlini Dornelas, Mônica Caldeira, Paula Petreca, Rousejanny Ferreira e Thais Castilho.
Também foram convidados para a formação, professores de renome na dança brasileira e latino-americana, como Daya Gomes, Jessé da Cruz, Juan Ignacio Vallejos (Argentina), Liana Vasconcelos, Marcone Fonseca (atua na Argentina), Paula Petreca, Thaís Castilho e Victor Techera. A concepção do projeto é assinada por Eleonora Campos da Motta e Rousejanny Ferreira, com produção geral de Cinara Santana.
Além da apresentação dos trabalhos autorais desenvolvidos pelos participantes, a Partilha dos Processos simboliza o espírito colaborativo que orienta o Balé em Foco — um espaço de troca, pesquisa e experimentação que entende o balé como campo vivo, atravessado por novas práticas, corpos e discursos.
Serviço: Partilha dos Processos – Balé em Foco | 2ª Edição – Cruzando Fronteiras
Quando: 9 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 18h
Onde: Pontão de Cultura Cidade Livre – Av. Progresso – Jardim Monte Cristo – Aparecida de Goiânia)
Entrada: Gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/












