Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Aldeia Multiétnica abre programação na sexta, 12/7, na Chapada dos Veadeiros

Neste ano, o evento na Chapada dos Veadeiros chega à 16ª edição, e acontece até o dia 20 de julho. O show de encerramento será de Zeca Baleiro

by Redação
Publicado em 10/07/2024 às 11:59
Aldeia Multiétnica abre programação na sexta, 12/7, na Chapada dos Veadeiros

Na Aldeia Multiétnica, indígenas de todas as regiões do País se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras | Foto: Mauricio Euclydes Borges

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

A experiência cultural da Aldeia Multiétnica é única no Brasil: um encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre os povos indígenas e uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos. Neste ano, o evento na Chapada dos Veadeiros chega à 16ª edição, e acontece a partir da próxima sexta-feira (12/7).

Na Aldeia Multiétnica, indígenas de todas as regiões do País se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais. Cada edição reúne cerca de 5 mil pessoas, entre convidados e visitantes.

LEIA TAMBÉM

Goiânia realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10/5)

Goiânia realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10/5)

Vila Cultural Cora Coralina recebe lançamento de livro sobre identidade afro-angolana

Vila Cultural Cora Coralina recebe lançamento de livro sobre identidade afro-angolana

Além disso, debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes.

Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo.

Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas, palestras, vivências artísticas e feira de artesanato tradicional, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio.

Nos dias 18 e 19 de julho também será realizado, em parceria com o Ministério da Cultura – MinC, o Circuito Culturas Indígenas – 20 anos Cultura Viva na Aldeia Multiétnica.

Também está confirmada a participação de um grupo de indígenas do Canadá, das etnias Innu e Wolastoqiyik, de um grupo Yawanawá/AC, de um grupo do povo Rikbaktsa/MT e um grupo Panará (PA), além de convidados de diferentes etnias do Brasil e da América Latina, como a artista plástica Olinda Silvano (Shipibo-Konibo, Peru). A programação completa está no site www.aldeiamultietnica.com.br.

A XVI Aldeia Multiétnica é patrocinada pela Embratur. O SEBRAE patrocina nesta edição a Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, que inicia na Aldeia Multiétnica no dia 13 de julho e continua até 27 de julho, encerrando no XXIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

A cada ano, um show encerra a edição. Além da programação com diversos artistas e músicos indígenas contemporâneos, como Tainara Takua, Cafurnas Fulni-ô, Lappa Yawalapiti, Heloisa Kariri Xocó e Owerá MC, já subiram ao palco Mateus Aleluia, Ponto de Equilíbrio, Ponto BR, Maria Gadú e Cordel do Fogo Encantado.

Nesta edição, o encerramento fica por conta de Zeca Baleiro, que recentemente criou a trilha sonora do filme “De longe toda serra é azul”, sobre a vida do indigenista Fernando Schiavini, um dos idealizadores da Aldeia Multiétnica, que também será lançado na ocasião. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Como participar

É possível se inscrever para participar da vivência por meio da compra de pacotes de 4 a 7 dias, com hospedagem em camping, hospedaria ou pousada, disponíveis no site https://www.aldeiamultietnica.com.br/vivencias/xvialdeia/.

Há dois pacotes com foco nos shows do dia 20 de julho: Aldeia + Show + Camping (19 a 21 de julho) e Show + Camping (20 e 21).

Também estão disponíveis os ingressos para visitação diária e noturna: https://www.sympla.com.br/evento/xvi-aldeia-multietnica—visitacao-2024/2513348, de 13 a 19 de julho. O participante compra o ingresso único e escolhe um dos dias para fazer a visita.

Na parte da manhã, a entrada será a partir das 8h para o circuito de trilhas e cachoeiras (Almécegas I, II e III). Na parte da tarde, das 13h às 18h, terá acesso à programação dentro da Aldeia, com rodas de prosa, oficinas, apresentações culturais, venda de artesanatos e convivência com os povos indígenas presentes.

A novidade do ano é a visitação noturna na Aldeia Multiétnica nos dias 16 (terça) e 17 de julho (quarta), com entrada a partir das 17h e saída às 23h. As vagas são limitadas.

Assim como os pacotes da vivência, que possuem descontos especiais, também há opções de ingresso meia entrada para: PCD (pessoas com deficiência), PCT (povos e comunidades tradicionais), professores e estudantes com comprovação, e moradores da Chapada dos Veadeiros com título de eleitor local.

Onde acontece

A Aldeia Multiétnica está localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado de altitude com plantas endêmicas a 20 km de Alto Paraíso de Goiás/GO, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O espaço segue o formato tradicional das aldeias Jê e atualmente tem oito casas indígenas construídas por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO) e Fulni-ô (PE).

Além disso, Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Kariri Xocó (AL/DF), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) – esta última, no centro da Aldeia, foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para o projeto, e é um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias.

Fora isso, três cachoeiras fazem parte do espaço e estão inclusas na experiência: Almécegas I, Almécegas II e a recente Almécegas III, exclusiva da Aldeia Multiétnica. Uma praia do Rio dos Couros completa as opções do atrativo.

A Aldeia Multiétnica

Mais do que um evento, a Aldeia Multiétnica é um projeto sociocultural que desde 2007 atua no fortalecimento das culturas e lutas políticas de grupos de mais de 10 etnias indígenas de todas as regiões e biomas brasileiros.

Algumas delas: Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); Povos do Alto Xingu (MT); Kariri Xocó (AL/DF); e Karajá (TO).

Mais de 10 mil indígenas de todas as regiões do Brasil já participaram da Aldeia Multiétnica. A participação se estende a pesquisadores, indigenistas, biólogos e especialistas em diferentes áreas referentes aos povos indígenas e comunidades tradicionais, que agregam às discussões e proposições da programação do projeto.

Fora o evento no mês de julho, a articulação junto aos povos participantes acontece ininterruptamente ao longo do ano na Chapada dos Veadeiros, em Brasília e nos territórios indígenas.

A Aldeia Multiétnica é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge em parceria com o Centro de Estudos Universais – AUM, entidades privadas sem fins lucrativos.

 

Serviço: Aldeia Mutiétnica 2024

Quando: De 12 a 20 de julho

Onde: Alto Paraíso (GO) – Chapada dos Veadeiros

Mais informações: https://www.aldeiamultietnica.com.br/

Tags: aldeia multiétnicaalto paraísoaproveite a cidadegoiás

Notícias relacionadas

Guia MICHELIN, para viajantes e motoristas, completa 125 anos
São Paulo

Guia MICHELIN, para viajantes e motoristas, completa 125 anos

Criado originalmente em 1900 na França, o Guia MICHELIN completa 125 anos em 2025. E muitos não sabem, mas a hoje icônica seleção não começou como um guia de restaurantes,...

Read moreDetails
Concerto celebra Dia das Mães com clássicos de Roberto Carlos em Goiânia
Goiânia

Concerto celebra Dia das Mães com clássicos de Roberto Carlos em Goiânia

Em homenagem ao Dia das Mães, o Parque Areião, em Goiânia, se torna palco de um concerto especial neste domingo (11/5), às 10h. O espetáculo terá canções do rei Roberto...

Read moreDetails
Carioca apresenta o stand-up “Botando Pilha” no Teatro Goiânia
Goiânia

Carioca apresenta o stand-up “Botando Pilha” no Teatro Goiânia

O humorista e imitador Carioca, conhecido principalmente por seu trabalho no Pânico, tanto no rádio quanto na TV, chega ao palco do Teatro Goiânia, no Centro da capital, com o...

Read moreDetails
Goianins abre inscrições gratuitas para oficinas artísticas direcionadas a crianças típicas e atípicas
Goiânia

Goianins abre inscrições gratuitas para oficinas artísticas direcionadas a crianças típicas e atípicas

Estão oficialmente abertas as inscrições para as oficinas de arte do projeto Goianins – cultura goiana para artistas mirins, iniciativa que busca promover a inclusão social e artística de crianças...

Read moreDetails
Cine Cultura: programação destaca filmes premiados e debate sobre cinema
Goiânia

Cine Cultura: programação destaca filmes premiados e debate sobre cinema

O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, terá na programação desta semana a estreia do longa sul-coreano Uma Família Normal, além de uma sessão dupla com os filmes franceses Alegoria Urbana e Não...

Read moreDetails
Teatro Sesc Centro tem ampla programação no mês de maio
Goiânia

Teatro Sesc Centro tem ampla programação no mês de maio

Em maio, o Teatro Sesc Centro, em Goiânia, recebe uma programação rica em diversidade, com espetáculos de teatro, dança e música. Renomadas companhias e artistas sobem ao palco em apresentações...

Read moreDetails
2º Goiânia Kino Mostra acontece de 9 a 11 de maio
Goiânia

2º Goiânia Kino Mostra acontece de 9 a 11 de maio

O Festival de cinema independente Goiânia Kino Mostra será realizado, em sua segunda edição, de 9 a 11 de maio (sexta-feira a domingo), em Goiânia, simultaneamente no Cine Cultura e...

Read moreDetails
Gynclima: Goiânia cria Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas
Goiânia

Gynclima: Goiânia cria Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas

Goiânia deu um passo no enfrentamento à crise climática com a criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (Gynclima), oficializado pela Lei nº 11.381, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados