Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Aldeia Multiétnica abre programação na sexta, 12/7, na Chapada dos Veadeiros

Neste ano, o evento na Chapada dos Veadeiros chega à 16ª edição, e acontece até o dia 20 de julho. O show de encerramento será de Zeca Baleiro

by Carlos Freitas
Publicado em 10/07/2024 às 11:59
Aldeia Multiétnica abre programação na sexta, 12/7, na Chapada dos Veadeiros

Na Aldeia Multiétnica, indígenas de todas as regiões do País se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras | Foto: Mauricio Euclydes Borges

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

A experiência cultural da Aldeia Multiétnica é única no Brasil: um encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre os povos indígenas e uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos. Neste ano, o evento na Chapada dos Veadeiros chega à 16ª edição, e acontece a partir da próxima sexta-feira (12/7).

Na Aldeia Multiétnica, indígenas de todas as regiões do País se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais. Cada edição reúne cerca de 5 mil pessoas, entre convidados e visitantes.

LEIA TAMBÉM

“Sob(re) a pele” encerra temporada de estreia em Goiânia com apresentações nos dias 11 e 12 de outubro

Sob(re) a pele encerra temporada de estreia em Goiânia com apresentações nos dias 11 e 12 de outubro

Banda Zimbra volta aos palcos e chega ao Martim Cererê no dia 17

Banda Zimbra volta aos palcos e chega ao Martim Cererê no dia 17

Além disso, debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes.

Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo.

Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas, palestras, vivências artísticas e feira de artesanato tradicional, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio.

Nos dias 18 e 19 de julho também será realizado, em parceria com o Ministério da Cultura – MinC, o Circuito Culturas Indígenas – 20 anos Cultura Viva na Aldeia Multiétnica.

Também está confirmada a participação de um grupo de indígenas do Canadá, das etnias Innu e Wolastoqiyik, de um grupo Yawanawá/AC, de um grupo do povo Rikbaktsa/MT e um grupo Panará (PA), além de convidados de diferentes etnias do Brasil e da América Latina, como a artista plástica Olinda Silvano (Shipibo-Konibo, Peru). A programação completa está no site www.aldeiamultietnica.com.br.

A XVI Aldeia Multiétnica é patrocinada pela Embratur. O SEBRAE patrocina nesta edição a Feira de Experiências Sustentáveis do Brasil, que inicia na Aldeia Multiétnica no dia 13 de julho e continua até 27 de julho, encerrando no XXIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

A cada ano, um show encerra a edição. Além da programação com diversos artistas e músicos indígenas contemporâneos, como Tainara Takua, Cafurnas Fulni-ô, Lappa Yawalapiti, Heloisa Kariri Xocó e Owerá MC, já subiram ao palco Mateus Aleluia, Ponto de Equilíbrio, Ponto BR, Maria Gadú e Cordel do Fogo Encantado.

Nesta edição, o encerramento fica por conta de Zeca Baleiro, que recentemente criou a trilha sonora do filme “De longe toda serra é azul”, sobre a vida do indigenista Fernando Schiavini, um dos idealizadores da Aldeia Multiétnica, que também será lançado na ocasião. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Como participar

É possível se inscrever para participar da vivência por meio da compra de pacotes de 4 a 7 dias, com hospedagem em camping, hospedaria ou pousada, disponíveis no site https://www.aldeiamultietnica.com.br/vivencias/xvialdeia/.

Há dois pacotes com foco nos shows do dia 20 de julho: Aldeia + Show + Camping (19 a 21 de julho) e Show + Camping (20 e 21).

Também estão disponíveis os ingressos para visitação diária e noturna: https://www.sympla.com.br/evento/xvi-aldeia-multietnica—visitacao-2024/2513348, de 13 a 19 de julho. O participante compra o ingresso único e escolhe um dos dias para fazer a visita.

Na parte da manhã, a entrada será a partir das 8h para o circuito de trilhas e cachoeiras (Almécegas I, II e III). Na parte da tarde, das 13h às 18h, terá acesso à programação dentro da Aldeia, com rodas de prosa, oficinas, apresentações culturais, venda de artesanatos e convivência com os povos indígenas presentes.

A novidade do ano é a visitação noturna na Aldeia Multiétnica nos dias 16 (terça) e 17 de julho (quarta), com entrada a partir das 17h e saída às 23h. As vagas são limitadas.

Assim como os pacotes da vivência, que possuem descontos especiais, também há opções de ingresso meia entrada para: PCD (pessoas com deficiência), PCT (povos e comunidades tradicionais), professores e estudantes com comprovação, e moradores da Chapada dos Veadeiros com título de eleitor local.

Onde acontece

A Aldeia Multiétnica está localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado de altitude com plantas endêmicas a 20 km de Alto Paraíso de Goiás/GO, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O espaço segue o formato tradicional das aldeias Jê e atualmente tem oito casas indígenas construídas por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO) e Fulni-ô (PE).

Além disso, Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Kariri Xocó (AL/DF), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) – esta última, no centro da Aldeia, foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para o projeto, e é um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias.

Fora isso, três cachoeiras fazem parte do espaço e estão inclusas na experiência: Almécegas I, Almécegas II e a recente Almécegas III, exclusiva da Aldeia Multiétnica. Uma praia do Rio dos Couros completa as opções do atrativo.

A Aldeia Multiétnica

Mais do que um evento, a Aldeia Multiétnica é um projeto sociocultural que desde 2007 atua no fortalecimento das culturas e lutas políticas de grupos de mais de 10 etnias indígenas de todas as regiões e biomas brasileiros.

Algumas delas: Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); Povos do Alto Xingu (MT); Kariri Xocó (AL/DF); e Karajá (TO).

Mais de 10 mil indígenas de todas as regiões do Brasil já participaram da Aldeia Multiétnica. A participação se estende a pesquisadores, indigenistas, biólogos e especialistas em diferentes áreas referentes aos povos indígenas e comunidades tradicionais, que agregam às discussões e proposições da programação do projeto.

Fora o evento no mês de julho, a articulação junto aos povos participantes acontece ininterruptamente ao longo do ano na Chapada dos Veadeiros, em Brasília e nos territórios indígenas.

A Aldeia Multiétnica é realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge em parceria com o Centro de Estudos Universais – AUM, entidades privadas sem fins lucrativos.

 

Serviço: Aldeia Mutiétnica 2024

Quando: De 12 a 20 de julho

Onde: Alto Paraíso (GO) – Chapada dos Veadeiros

Mais informações: https://www.aldeiamultietnica.com.br/

Tags: aldeia multiétnicaalto paraísoaproveite a cidadegoiás

Notícias relacionadas

Música no Bosque recebe Rogério Caetano e banda nesta sexta-feira (10/10)
Goiânia

Música no Bosque recebe Rogério Caetano e banda nesta sexta-feira (10/10)

Nesta sexta-feira (10/10), a partir das 19h30, o Bosque dos Buritis recebe mais uma edição do projeto Música no Bosque. Desta vez, sobe ao palco o músico e compositor brasileiro...

Read moreDetails
Orquestra Sinfônica de Goiânia faz concerto internacional com maestros e solistas convidados
Goiânia

Orquestra Sinfônica de Goiânia faz concerto internacional com maestros e solistas convidados

A Orquestra Sinfônica de Goiânia realiza, nesta quinta-feira (9/10), às 20h, o Concerto Internacional, parte da programação da Temporada 2025 de concertos. O evento será realizado no Teatro Basileu França,...

Read moreDetails
Curta-metragem goiano é destaque no Encontro Nacional de Cinema dos Sertões
Goiânia

Curta-metragem goiano é destaque no Encontro Nacional de Cinema dos Sertões

O curta-metragem goiano “Casca de Ferida”, dirigido por Kellen Casara, foi selecionado para o 19º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões. Produzido pela Gata Preta Produções, em parceria com a...

Read moreDetails
Mercado da 74 celebra o samba neste fim de semana com programação especial
Goiânia

Mercado da 74 celebra o samba neste fim de semana com programação especial

Em ritmo de comemoração pelos 92 anos de Goiânia, o Mercado da 74, no Centro, será palco de mais um fim de semana de música, cultura e tradição. No sábado...

Read moreDetails
Tiny Desk Brasil ganha entrevistas exclusivas com artistas no Tiny Talks
São Paulo

Tiny Desk Brasil ganha entrevistas exclusivas com artistas no Tiny Talks

O Tiny Desk Brasil estreou na úlltima terça-feira (7/10), com apresentação do cantor João Gomes. O vídeo já soma mais de 740 mil visualizações no canal exclusivo do projeto na...

Read moreDetails
Museu Antropológico da UFG celebra o mês das crianças com brincadeiras e educação patrimonial
Goiânia

Museu Antropológico da UFG celebra o mês das crianças com brincadeiras e educação patrimonial

O Museu Antropológico da UFG, em Goiânia, celebra o mês das crianças com uma programação que une arte, educação, cultura e sustentabilidade. O destaque é o lançamento do projeto “Museu...

Read moreDetails
“O Circo dos Amores Impossíveis” encerra circulação com espetáculo gratuito em Goiânia
Goiânia

O Circo dos Amores Impossíveis encerra circulação com espetáculo gratuito em Goiânia

A produção “O Circo dos Amores Impossíveis” encerra sua circulação nesta sexta-feira (10/10), com uma última apresentação em Goiânia, no Circo Basileu França, às 20h. A entrada é gratuita e...

Read moreDetails
Zoológico de Goiânia recebe festival de arte gratuito nos dias 11 e 12 de outubro
Goiânia

Zoológico de Goiânia recebe festival de arte gratuito nos dias 11 e 12 de outubro

O Parque Zoológico de Goiânia recebe, nos dias 11 e 12 de outubro, a 2ª edição do Festival Arte na Kombiteca de Contação de Histórias, um evento gratuito. Idealizado pela...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados