Quem passa ou vive no Centro de Goiânia foi surpreendido nos últimos dias por projeções em prédios. Talvez você também tenha visto alguma foto nas redes sociais com frases positivas e apresentações culturais projetadas em edifícios da capital. Elas aparecem sempre entre 19h30 e 20h30 e são resultado do Projeto Abraço à Distância.
A iniciativa é encabeçada pela produtora Claudinha Fernandes, pelo VJ Paulinho Pessoa, o radialista Angelo Carniello, o designer Giovanni Paschoal e pela advogada Isadora Landi. As mensagens, que afagam o coração em tempos de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), são expostas também em lives no Instagram, feitas diariamente por Claudinha e Paulinho. Assim, quem não mora no Centro também pode apreciar.
Como a ideia surgiu e foi colocada em prática
Claudinha trabalha com diversos tipos de arte e mora no Centro de Goiânia. Na última semana, já diante das medidas restritivas que seriam tomadas para conter a pandemia de Covid-19 em Goiás, ela se juntou aos amigos para pensar como poderia transmitir positividade às pessoas. Desta forma, tiveram a ideia de fazer projeções em um prédio.
Com o sucesso das primeiras lives, que têm alcançado entre 800 e 900 espectadores, os amigos, que agora já formam um coletivo cultural, receberam mensagens de diversas partes do País e buscaram um local que chamasse mais atenção. Dessa maneira, começaram a projetar no Edifício Anhanguera, antigo Cine Capri, na Avenida Anhanguera. As projeções, feitas com dois projetores, ocupam o equivalente a seis andares do prédio. Ou seja, ficaram bem maiores e também mobilizaram mais a comunidade.
As palavras de esperança e fé, importantes nestes tempos de quarentena, o Projeto Abraço à Distância são alternadas com informações sobre saúde e higiene. Além disso, há homenagens a profissionais da saúde, da imprensa, da segurança, da limpeza e conservação do bem público, que seguem trabalhando em prol da comunidade. Claro, sempre lembram que as pessoas devem ficar em casa!
Claudinha Fernandes disse ainda que com o passar dos dias teve a ideia de colocar algo mais cultural nas projeções. Portanto, ganharam espaço apresentações de dança e obras de artistas goianos e de outros lugares do Brasil, que enviaram materiais para serem projetados.
Os abraços à distância, segundo o coletivo, não têm data para acabar. O projeto continuará acontecendo todos os dias, no mesmo horário, levando positividade em tempos de quarentena a Goiás e a todo Brasil, por meio das lives.
Projeto Abraço à Distância
Onde: Centro de Goiânia
Quando: Todos os dias, a partir das 19h30
Lives pelos perfis @claudinhafernandesprodutora e @vjpaulinhopessoa