Os nove projetos selecionados para participar do 8º Icumam Lab, três de longas-metragens de ficção, três documentários de longas-metragens e três de séries de ficção, serão desenvolvidos de 5 a 12 de maio, na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO). Aqui é possível acessar a programação completa desta edição.
O Icumam Cultural volta ao seu formato presencial e de imersão, após as duas últimas edições terem acontecido on-line. O laboratório imersivo de impulsionamento desses projetos, com carga horária de 48 horas de mentorias, totalmente gratuitas para os participantes dos projetos selecionados, diretores e produtores.
Serão oferecidas consultorias individuais para revisão de roteiro, orçamento e apresentação; atividades em grupo para que os participantes troquem impressões, perspectivas, ideias e sugestões sobre os projetos, pitching e premiação. O público poderá acompanhar a palestra aberta prevista na programação no dia 11 de maio, sábado, às 15h.
Projetos Inscritos
Nesta edição, foram recebidas 60 candidaturas para o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste. Foram inscritos 35 projetos do Distrito Federal, 15 de Goiás, seis do Mato Grosso e quatro do Mato Grosso do Sul.
Foram 50 projetos de longas-metragens (37 ficções e 13 documentários) e 10 séries de TV (sete ficções e três documentários).
Projetos Selecionados
As propostas foram selecionadas pela Comissão de seleção composta pela cineasta, produtora e curadora, Flavia Candida; pelo professor e pesquisador Rafael de Almeida; e pela roteirista, documentarista e pesquisadora documental, Luana Rocha, entre os 60 inscritos.
Os 9 projetos selecionados para o 8º Icumam Lab da região Centro-Oeste foram três projetos de longas-metragens de ficção: Famigerada (GO), Divino (DF) e Uma Fresta (GO).
Além disos, três projetos de séries de TV de ficção: Luzes no céu (GO), Senhor dos afogados (MT) e Perícia psicológica (DF); e três projetos de documentários de longa-metragem: Antropólogo Aprendiz (MT), El-mar (DF) e É só amor (DF).
“Na última edição presencial, a reunião de todos os participantes em um hotel fazenda no interior de Goiás por uma semana era, por si só, um convite à imersão. Para 2024, nossa expectativa é receber todos os diretores e produtores selecionados, para explorarem ao máximo seus projetos com nossa equipe de tutores altamente qualificados”, enfatiza a diretora do 8º Icumam Lab, Maria Abdalla.
Tutores
Os projetos serão acompanhados pela equipe de tutores que virão de várias regiões do Brasil para contribuir de forma ativa no desenvolvimento dos projetos selecionados do 8º Icumam Lab.
Formado por Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora), Letícia Simões (roteirista e diretora), Maíra Bühler (diretora e roteirista), Maíra Oliveira (roteirista e diretora), Mylena Mandolesi (produtora), Rafael Sampaio (produtor) e Rodrigo Letier (produtor).
Palestra aberta ao público
A oitava edição conta ainda com a palestra aberta ao público – Estudo de Caso da Série Cangaço Novo, com os criadores e roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan, no dia 11 de maio, sábado, às 15h.
Nesta palestra, os criadores e roteiristas da série Cangaço Novo vão relatar as etapas e os desafios que passaram na jornada de dez anos desde a primeira ideia escrita no papel até a série chegar às telas.
O Icuman Lab ainda terá palestras exclusivas aos participantes do Laboratório. Serão apresentados as palestras “Circuitos Internacionais”, com Rafael Sampaio, “Estrutura e elementos do Pitching”, com Fernanda De Capua, e “Distribuição e Mercado Audiovisual”, com o distribuidor Felipe Lopes, que irá discutir oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo.
A partir da análise de dados estatísticos e características desse segmento, serão apresentados aspectos da distribuição para cinema, televisão e vídeo por demanda, proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.
Prêmios
Ao final do Laboratório, os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ganharão uma premiação, graças ao apoio de empresas parceiras. O Projeto Paradiso premiará com o valor de R$ 5 mil o projeto de longa-metragem ficção, selecionado pelo júri, que mais se destacar.
Além de R$ 15 mik em serviços de pós-imagens oferecidas pela Mistika, 36 horas de correção de cor da DOTCINE, consultoria do melhor projeto de documentário, oferecida pela Vermelho Filmes e mentoria de 2 horas on-line com a roteirista de séries de TV, Julia Priolli, para o melhor projeto de séries de TV de ficção.
O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Tem Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço: 8º Icumam Lab
Quando: De 8 a 12 de maio
Mais informações: https://www.icumam.com.br/lab_2024/public/