Para quem chega na capital goiana, várias são as sugestões: parques, bares e restaurantes. Pensando em passeios um pouco diferentes (também para quem mora na cidade), resolvemos fazer uma lista com museus em Goiânia, que valem muito a visita.
Assim, é possível conhecer sobre a história da cidade, do Estado e sobre figuras públicas. Tudo o que ajudou a construir a nossa construção social e o “ser goiano’. Divulgá-los e visitá-los, cada vez mais, também ajuda na preservação destes museus, tão importantes para mantermos nossa história viva.
Além disso, fizemos uma matéria sobre museus virtuais em Goiânia e no interior do estado. Acesse AQUI e confira quais você pode conhecer de casa!
Conheça mais sobre sete museus em Goiânia!
Museu Pedro Ludovico Teixeira
Instalado na antiga casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, o museu traz uma decoração típica dos anos 40, em estilo Art Déco. Assim, possui móveis originais, amplo quintal e pomar repleto de árvores frutíferas, piscina (agora coberta). Além disso, um muro baixo que dá para a Rua Gercina Borges Teixeira. Dessa forma, a casa se mantém intacta, como seu dono a deixou quando morreu em 1979.
Recentemente revitalizada, a biblioteca do museu possui centenas de livros, muitos deles doados pelo ex-governador Mauro Borges Teixeira, filho de Pedro Ludovico. Os documentos foram higienizados, catalogados e acondicionados. A documentação só é liberada para a consulta de pesquisadores e historiadores. O passeio pela casa com guias vale muito a pena!
Endereço: Rua Gercina Borges Teixeira – Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (62) 3201-4678
Entrada: Gratuita
Museu Zoroastro Artiaga
O Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro de Goiânia. Criado em 1946, no governo de Coimbra Bueno, se localiza na Praça Cívica, e leva o nome do historiador e pesquisador que teve a preocupação de reunir um vasto material relacionado a Goiás e à fundação de Goiânia.
Dessa maneira, sua exposição permanente contempla aspectos arqueológicos e antropológicos. Além disso, da cultura material indígena e da minerologia, grande parte coletada pelo historiador e pesquisador. Uma coleção de oratórios, documentos e fotos históricas registra a história de Goiás.
Endereço: Praça Cívica, Centro
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h
Entrada: Gratuita
Telefone: (62) 3201-4676
Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC)
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) desde 2006, é um polo regional de acolhimento e difusão de cultura visual. Além disso, tem um histórico de grandes exposições de artistas referenciais, de Frei Nazareno Confaloni a Pablo Picasso.
Seu acervo – com mais de 1,2 mil obras – é constituído por esculturas, desenhos e pinturas. Além disso, possui gravuras, objetos, fotografias, instalações e mídias contemporâneas. Assim, a maioria das obras do acervo provém de salões de arte e prêmios realizados no Estado de Goiás e também de artistas que doam seus trabalhos à instituição
Endereço: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h | Aos sábados e domingos, das 11h às 17h
Informações: (62) 3201-4933
Entrada: Gratuita
Museu de Arte de Goiânia (MAG)
Inaugurado no dia 20 de outubro de 1970, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) funcionou nos seus primeiros tempos na Praça Universitária. Destinado às artes visuais, o MAG foi transferido para o Bosque dos Buritis em 1981. Assim, possui centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni e DJ Oliveira. Além disso, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e outros.
Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis – Setor Oeste
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h | Sábados e domingos, das 10h às 16h
Informações: (62) 3524-1190
Entrada: Gratuito
Museu da Imagem e do Som (MIS)
O local possui um amplo acervo de discos, fitas, gravações e filmes. A parte fonográfica tem 40 mil discos, doados pela Rádio Brasil Central. Dessa forma, o museu traz a história da TV em Goiás a partir de fitas pertencentes à Coleção Brasil Central e passam por processo de restauração e digitalização. Além disso, tem toda coleção das dez edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O local foi criado em 1988.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles – Praça Cívica – Centro
Funcionameto: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
Telefones: (62) 3201- 4643 | 3201-4644
Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
Direcionado ao ensino e à pesquisa, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado na Praça Universitária, propõe a discussão sobre a região Centro-Oeste. Assim, é um dos museus em Goiânia que possui imagens, símbolos e objetos significativos que permitem a construção da identidade regional. Além disso, o museu promove seminários, oficinas, cursos e eventos diversos.
Endereço: Praça Universitária – Setor Universitário
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: (62) 3209-6010
Entrada: Gratuita
Memorial do Cerrado
Em integração com a natureza, o Memorial do Cerrado é um dos museus de Goiânia. Dessa maneira, abriga a estação Ciência São José do Instituto do Trópico Subúmido (ITS-UCG). Além da natureza preservada, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, a réplica do Quilombo, a Fazenda Auto-sustentável, a Aldeia Timbira são algumas atrações. Assim, as primeiras habitações construídas de pau-a-pique remetem ao quilombo dos calungas. Além disso, animais empalhados recriam o habitat natural da fauna do cerrado. O Museu de História Natural apresenta objetos arqueológicos e de pesquisa.
Endereço: Câmpus 2 da UCG – Av.Engler S/N – Setor Jardim Mariliza (próximo ao Parque Ateneu)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h | Domingos e feriados, das 8h às 17h, com intervalo de 1h para o almoço
Telefone: (62) 3946-1723
Entrada: Gratuita