Os pontos turísticos de uma cidade revelam parte da identidade de um local. E ainda que passem despercebidos quanto ao seu valor representativo no cotidiano, estes monumentos e áreas públicas demarcam a história e a cultura de seus habitantes. Assim, em Aparecida de Goiânia, apreciar tais pontos turísticos é um exercício de descoberta e entendimento de uma cidade reconhecida por suas indústrias, seu crescimento pujante, possibilidade de negócios e natureza, que contempla os mais curiosos.
Mas antes de fazer esse tour pelos contos turísticos de Aparecida de Goiânia, vale entender porque a cidade de 600 mil habitantes vai comemorar um centenário em 2022. É que o povoado de Aparecida foi fundado em 11 de maio de 1922. A região pertencia, naquela época, ao município de Pouso Alto (atualmente Piracanjuba).
Depois, já em 1938, o povoado passou a integrar o Município de Grimpas (atualmente Hidrolândia). Mas apenas em 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia, tornando-se, assim, a cidade de Aparecida de Goiânia que conhecemos hoje.
Agora sim, vamos saber mais sobre a história da cidade por meio de seus monumentos e espaços!
Confira os pontos turísticos de Aparecida de Goiânia
1. Igreja Matriz | Santuário Nossa Senhora Aparecida
É muito comum que o primeiro evento que demarca a fundação de uma cidade seja uma missa. E, na história de Aparecida de Goiânia, a missa demarca o surgimento do povoado de Aparecida. Ela foi rezada no dia 11 de maio de 1922, ao redor da cruz de aroeira que ainda está pregada no meio da Praça Matriz.
A igrejinha, que desde 2018 foi elevada ao patamar de santuário pela Arquidiocese de Goiânia, tem essa função histórica, de demarcar o povoado e os 99 anos que a região tem. Ainda que nem sempre o município onde ele se localizou tenha sido realmente “Aparecida de Goiânia”. Além disso, o povoado surgiu graças a doação de fazendeiros da região à Igreja Católica. Dois deles, José Cândido de Queirós e Maria Elias de Deus ganharam até estátuas na praça, que registram esse feito.
2. Templo das Mãos Postas
O Templo das Mãos Postas chama muita atenção de quem passa pela Vila Brasília e, por isso, pode ser considerado um dos pontos turísticos de Aparecida de Goiânia. Segundo informações da prefeitura do município, a instituição Ordem da Rosacruz, a qual pertence a loja com a grande escultura, tem caráter místico e filosófico. A obra é de 1964 e foi criada pelo artista Omar Souto.
3. Serra das Areias
A Serra das Areias é certamente é a área verde mais reconhecida de Aparecida de Goiânia e, claro, também um de seus pontos turísticos. Afinal, trata-se de uma área de proteção com 2,8 mil hectares, com fauna e flora típicas da região Centro-Oeste do Brasil.
Além disso, a Serra das Areias é um convite para quem aprecia natureza e aventura. É repleta de trilhas percorridas por pedestres e ciclistas, que encontram atrativos, como nascentes e cachoeiras. É comum se deparar com pequenos animais, como tatus, aves e gambás.
4. Estádio Annibal Batista de Toledo
Casa do futebol na cidade, o Estádio Annibal Batista de Toledo tem aquele jeitinho de estádio do interior, cabines de rádio narrando jogos ao lado da torcida e ambulantes vendendo quitutes gostosos. Dá para ver o campo de pertinho e se emocionar com os jogos da Aparecidense e, eventualmente, do Goiânia. Pode acreditar, o time que leva o nome da capital tem sede em Aparecida!
O estádio passou por reforma no ano passado, com custo de R$ 2 milhões. Infelizmente, por causa da pandemia, o público ainda não pode desfrutar das mudanças. Todavia, a área externa também está mais atrativa, com murais criados por artistas locais. É um ótimo local para garantir uma linda foto.
5. Parque da Criança
O Parque da Criança é ideal para atividades esportivas, como vôlei e basquete. Além disso, é um local de cultura e lazer. Ele foi inaugurado em 2014 e para quem visita o Setor Mansões Paraíso é uma área verde agradável. Assim, vale se exercitar ou simplesmente descansar aproveitando uma sombra.