Você conhece e aproveita os mercados municipais de Goiânia? Selecionamos cinco destes lugares, que são verdadeiros recantos culturais e gastronômicos da nossa capital. Eles estão em diferentes regiões e merecem uma visita. E isso vale para quem vive aqui ou é turista.
Neles, são comercializados alimentos, peças de vestuário, artesanatos e produtos diversos. Além disso, são ótimos lugares para se comer bem, geralmente, com valores acessíveis. É possível achar um pastel lendário, empadas bem tradicionais, almoçar um PF ou optar por um self-service bem caseiro. Há até botecos com petiscos e outras iguarias!
Em alguns mercados municipais de Goiânia tem também eventos culturais, como no Mercado da Vila Nova, e no Mercado do Bairro Popular, conhecido como Mercado da 74. Ou seja, há shows de samba, MPB e outros ritmos musicais, normalmente, gratuitos!
Saiba mais sobre os mercados municipais de Goiânia!
Mercado Central
O Mercado Central de Goiânia começou a funcionar em 1950, onde hoje se encontra o prédio do Pathernon Center. Posteriormente, foi transferido para o Mercado Centro Comercial Popular (Camelódromo do Centro). Em 24 de outubro de 1986, foi novamente transferido para sua sede definitiva, onde está hoje, na Rua 3.
O Mercado Central funciona normalmente nos primeiro e segundo pisos, com 101 permissionários. Ademais, os maiores atrativos do local existem desde a inauguração. Assim, são produtos reconhecidos pela qualidade e/ou pelo sabor ao longo dos anos, como queijos, farináceos. Tem também artesanatos (cestas, peneiras, etc). Para comer, as empadas são o salgado característico do lugar, sendo a do Alberto a mais famosa. Pagamentos são feitos apenas com dinheiro ou débito. Por isso, lembre-se dessa dica quando fizer sua visita!
Onde: Rua 3, nº322 – Centro
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h ás 18h | Sábado, das 7h às 15h | Domingo, das 7h às 12h
Informações: (62) 3524-1324
Mercado de Campinas
O Mercado de Campinas começou a ser construído em setembro de 1954, na gestão do prefeito Venerando de Freitas Borges, e foi inaugurado em 29 de janeiro de 1955. Dessa maneira, por muitos anos esse mercado foi o centro de abastecimento de gêneros alimentícios que atendia a Campinas e bairros vizinhos.
Com o crescimento populacional e do poder aquisitivo, vieram para Goiânia filiais de grandes redes de supermercados do Brasil, aumentando a concorrência para pequenos comerciantes. Dessa forma, os permissionários do Mercado de Campinas tiveram de mudar as suas atividades. Porém, ainda hoje o Mercado de Campinas é referência na capital.
Algumas das bancas são conhecidas em todo o Estado de Goiás, como é o caso da Sala 19, especializada no conserto de utilidades domésticas. Outras banca famosa, é a Lanchonete do Carlos Inácio do Nascimento, que atende a cerca de mil pessoas todos os dias. Portanto, vale muito a pena almoçar ou lanchar por lá.
O Mercado passou por uma reforma e foi reinaugurado 2008. Assim, passou de 73 para 79 permissionários, sendo que todas as lojas agora têm também uma sobreloja. O mercado tem ainda área destinada à cultura.
Onde: Rua Benjamin Constant, esq. c/ Av. São Paulo, n.º 429, Setor Campinas
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h | Sábado, das 6h30 às 15h
Informações: (62) 3524-2472
Mercado Pedro Ludovico
Fundado em 1963, o Mercado Pedro Ludovico iniciou suas atividades com hortifrutigranjeiros. A construção inicial era de tábua. Só em 1968 foi reconstruído em alvenaria. Além disso, passou por mais outras três grandes reformas.
Portanto, um dos sete mercados municipais da cidade teve suas bancas extintas. Passaram a existir somente salas construídas em alvenaria e quase todas com mezanino. Com a reforma, a área interna do mercado foi reservada para eventos culturais. Hoje, há comércios com diversos fins, inclusive, gastronômicos.
Onde: Av. Circular, s/n.º, Praça da Feira – Setor Pedro Ludovico
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h | Sábados e domingos, das 8h às 13h
Informações: (62) 3524-1512
Mercado da Vila Nova
O Mercado de Abastecimento (Mercado Vila Nova) iniciou suas atividades em 1957, com uma construção sob forma de condomínio, sem qualquer ônus para os cofres municipais. Essa empresa teria direito de alienar as lojas, boxes e espaços. Portanto, um dos sete mercados municipais da nossa capital foi construído sobre parte da Praça Boaventura Moreira de Andrade, no Setor Vila Nova.
Hoje, possui açougues, lanchonetes, restaurantes, tabacarias e lojas de produtos naturais. Tem ainda lojas de calçados. Neste ano, abrigou festas de pré-carnaval, enquanto às sextas-feiras, já costuma receber roda de samba e choro, com entrada gratuita.
Onde: 5ª Avenida, nº389 – Setor Vila Nova
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h | Sábado, das 7h às 15 | Domingo, das 7h às 12h
Informações: (62) 3524-8990
Mercado Bairro Popular (Mercado da 74)
Construído em 1952, na Rua 74, no Centro de Goiânia, foi entregue em 1953. O Mercado Bairro Popular passou por uma restauração em 1987, e em 2004 foi elaborado um novo projeto de revitalização, que também tivesse uma vertente de atrair mais público para o local.
Assim, em janeiro de 2007, foi criada uma Assessoria de Eventos para criar e executar uma programação cultural nos mercados de Goiânia, começando pelo Mercado Bairro Popular. A área interna do espaço foi destinada a este fim. A partir daí, o mercado firmou-se como ponto turístico e de entretenimento em Goiânia.
Portanto, atualmente acontecem apresentações às quartas-feiras e também nos fins de semana. Ou seja, o local movimenta as noites do Centro de Goiânia com samba, choro, MPB e outros ritmos musicais.
Onde: Rua 74, nº329 – Setor Central
Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 23h | Domingos, a partir das 16h
Informações: (62) 3524-1111