Goiânia é conhecida por ser um polo confeccionista e as feiras da capital ajudam a impulsionar milhares de pequenos negócios locais não só no ramo de confecções e vestuário, mas de gastronomia, decoração, design e ainda trabalhos de artesãos e artistas. Visitar uma das feiras especiais de Goiânia é se abrir para uma experiência social e cultural muito rica. Dá para avaliar como o goianiense consome, o que gosta de comer e como se diverte.
Atualmente, a cidade tem cerca de 30 feiras especiais, que funcionam por todas as regiões e em diferentes dias da semana. Sim… de segunda a domingo, há barraquinhas montadas por Goiânia com roupas, objetos e comida à venda. Assim, a esmagadora maioria delas ocorre no período noturno, começando a operar no finalzinho da tarde. Dentre as feiras diurnas, estão a Feira Hippie, uma das maiores feiras da América Latina, a Feira do Cerrado, que ocorre nas manhãs de domingo e a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré, que é mensal, no Setor Oeste.
Conheça cinco feiras especiais de Goiânia
Feira da Lua
Este é um programa muito tradicional do final de semana goianiense. Ir à Feira da Lua, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, no fim da tarde de sábado, escolher roupas bonitas e a preços interessantes. Depois, é encerrar o passeio comendo muito bem em uma das duas áreas dedicadas à gastronomia. Uma das nossas dicas é experimentar Yakisoba, as tradicionais tortas salgadas e também uma deliciosa kafta de frango recheada com queijo da barraca de espetinhos próxima ao Banco do Brasil.
A feira existe desde dezembro de 1992 e sempre reserva novidades. Assim, se reúnem por lá consumidores de varejo e também atacado. Para famílias montando enxoval para bebês é um excelente local para visitar e fazer encomendas. Confira um vídeo AQUI!
Onde: Praça Tamandaré, no Setor Oeste
Quando: Todos os sábados
Horário: Das 16h às 22h
Feira do Sol
Esta feira especial de Goiânia começou de uma forma espontânea e curiosa, tendo sua existência formalizada no comecinho da década de 1990. Na Praça do Sol, no Setor Oeste, artistas, artesãos e pequenos comerciantes se reuniam informalmente. Aos poucos, essa convergência ganhou corpo e acabou se transformado na Feira do Sol, que conhecemos atualmente. Assim, além de obras de arte e artesanato, que se concentram na parte mais central da praça, tem roupas, calçados, acessórios e comida boa. Aliás, trata-se de um programa legal para tornar o fim de domingo mais animado.
Onde: Praça do Sol, no Setor Oeste
Quando: Todos os domingos
Horário: Das 15h às 21h
Feira da OVG
Ah, se você esteve por lá, certamente tem alguma reclamação… Achou a feira apertada, o trânsito pesado, a feira pequena. Tudo bem, a Feira da OVG, no Setor Bueno, certamente não tem a melhor estrutura dentre as feiras da capital. É bem comum, aliás, se deparar com um carro preso entre as barracas porque não se atentou às placas que proíbem estacionar na Rua T-38 às quartas-feiras.
Porém, esta feira entrou na lista por causa da seleção de produtos. Dá para garimpar muitas roupas, calçados e acessórios legais tendo em vista o número reduzido de feirantes. Dentre as comidas para experimentar, coma o pastel gigante. E, claro, vale dividir com alguém porque ele é um tanto exagerado. Os crepes também fazem sucesso por lá.
Onde: Rua T-38, no Setor Bueno, atrás da sede da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)
Quando: Todas as quartas-feiras
Horário: Das 16h às 22h
Feira do Cerrado
Para quem quer fazer um passeio turístico ou conhecer a produção artesanal feita em Goiás, a Feira do Cerrado é ideal. Aliás, ela é realmente bem diferente das outras feiras especiais de Goiânia, uma vez que reúne artesão e artistas.
O evento, que ocorre sempre no domingo pela manhã no Parque da Criança, no Jardim Goiás, tem como objetivo divulgar e comercializar os produtos feitos por artistas de todos os ramos do Estado, fortalecendo a nossa cultura e tradições. Ou seja, são expositores com produções muito originais, que incluem bordado, pintura, tapeçaria, prataria, móveis e objetos artesanais.
Por lá também tem comida boa, com jeito de roça, biscoito frito, galinhada, cachaça feita aqui e conservas para levar para casa. É um passeio bem interessante para saber mais sobre a cultura, a culinária e o folclore locais.
Onde: Rua 72, no Parque da Criança, no Jardim Goiás, atrás do do Estádio Serra Dourada
Quando: Todos os domingos
Horário: Das 9h às 13h
Feira de Antiguidades
Depois de oito meses suspensa por causa da pandemia do coronavírus, a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré, no Setor Oeste, volta a acontecer em dezembro. E essa feira especial de Goiânia é realmente original, uma vez que reúne antiquários, brechós, artistas plásticos e colecionadores de antiguidades da capital. Portanto, os expositores têm máquinas de escrever, vinis, lambretas, armários e porcelanas à venda.
Assim, quem se dispõe a visitá-la no segundo domingo de cada mês, vai se deparar com objetos inusitados e que trazem personalidade, principalmente para a decoração de ambientes. Além disso, sempre tem uma atração cultural, com música e exposição de carros antigos. E, para comer, food trucks e barraquinhas oferecem café, chope, pastéis e sanduíches. Confira como foi a nossa visita à Feira de Antiguidades AQUI.
Onde: Praça Tamandaré, no Setor Oeste
Quando: Sempre no segundo domingo do mês
Horário: Das 8h às 15h