Com a intenção de conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é importante seguir os protocolos indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, lavar as mãos com frequência e da maneira correta, evitar contato físico, aglomerações, ficar em casa, principalmente, se você está com algum sintoma de gripe ou resfriado. Porém, há algumas atitudes que transpõe o cuidado com a saúde individual e coletiva e que podem ajudar muita gente, projetando o que pode estar por vir.
É fato que as autoridades de saúde e do Estado trabalham com medidas de contenção. A ideia é amenizar o máximo possível a incidência da doença para que o sistema não entre em colapso. O vírus tem rápida propagação. E, vale lembrar, fala-se muito, no momento, sobre coronavírus, porém outras doenças que já existiam e abarrotavam hospitais continuam acontecendo. A pandemia só aumenta a demanda de uma maneira preocupante.
Portanto, para quem quer e pode fazer mais pela comunidade, nós, do Aproveite a cidade, listamos algumas dicas que você pode seguir.
1. Dê carona ou use aplicativos
Se puder, fique em casa! A cidade está toda desacelerando para conter a propagação do novo coronavírus. Mas, há empresas e serviços que não serão interrompidos ou podem ser feitos home office. Portanto, as pessoas vão continuar se deslocando. Algumas medidas como flexibilização de horários de funcionários e higienização frequente de ônibus têm como foco diminuir aglomerações e o contágio no transporte público. Assim, por causa do coronavírus, é mais seguro utilizar o transporte particular.
Não é para você lotar seu carro de gente. Mas pode praticar a gentileza de oferecer carona e proteger um colega de trabalho ou seu vizinho, evitando que ele tenha contato com um número maior de pessoas. Agradeça a carona sem contato físico, beleza?! Usar aplicativos de transporte individual, como a nossa querida parceira 99 também é uma alternativa para quem, necessariamente, tem que sair de casa. Baixe o app AQUI! Mantenha o vidro aberto, hein?! E dá-lhe álcool em gel.
2. Vá ao mercado e à farmácia para idosos
Os idosos estão na segmentação de maior risco e mortalidade do novo coronavírus. Quem tem doenças crônicas, hipertensão, diabetes e asma também fica mais suscetível a pegar a Covid-19. Por isso, o ideal é que os idosos evitem sair de casa como forma de prevenção, uma vez que assim estarão menos expostos aos portadores.
Portanto, se você puder ajudar os idosos da sua família ou do prédio onde mora a não saírem de casa, será realmente muito legal! Se ofereça para fazer compras no mercado ou na farmácia, lugares que continuam funcionando mesmo em países que já adotaram medidas bem mais restritivas que no Brasil. Vale lembrar ainda que você pode simplesmente pedir para entregar!
3. Opte por fazer compras de pequenos produtores e comerciantes
A verdade é que ainda não há como prever os impactos reais do coronavírus sobre a economia local, brasileira e mundial. O que a gente sabe é que pequenos empreendedores têm mais dificuldade de sustentar seus negócios, diante de medidas restritivas de circulação de pessoas e funcionamento.
Ou seja, o dono do mercadinho da esquina vai ter muito mais dificuldade de sobreviver à crise do que o dono de uma grande rede de supermercados. Assim, a lógica, se você puder, é fomentar conscientemente o pequeno comerciante, produtor, restaurante. Muita gente continuará trabalhando com delivery e encomendas. A gente sabe que é um momento complicado e todo mundo está tentando diminuir os impactos da quarentena.
4. Doe sangue
Com todas as orientações para conter o coronavírus, inclusive evitando ir a postos de saúde e hospitais, se você não tem os sintomas mais graves da Covid-19, como falta de ar, o número de doadores de sangue também está despencando. E a verdade é que as pessoas continuam precisando de sangue para múltiplos tratamentos. E, com a incidência da Covid-19, vão precisar ainda mais.
Se você está realmente bem de saúde e se encaixa nos parâmetros para ser um doador, ou já é um doador frequente, essa é a hora de procurar um banco de sangue e fazer essa boa ação! Mais uma coisa, lembre-se de se informar por telefone antes de ir à unidade de saúde. O Hemocentro de Goiás fica no Setor Coimbra, em Goiânia. Anote o telefone: (62) 3201-4580.
5. Não cancele, adie compromissos
Quem nos acompanha sabe que toda a programação cultural de Goiânia e de Goiás está suspensa ou foi adiada. E está certo. Evitar aglomerações é uma das medidas preventivas contra a Covid-19. Porém, grande parte dos eventos foi adiada e não cancelada. É óbvio que esse adiamento tem impacto econômico, mas ele é menor do que um cancelamento. Se você está preocupado com a sua comunidade, utilize do mesmo bom senso. Ou seja, se possível adie seus compromissos em vez de cancelar.
Ia fazer uma viagem ao interior na semana que vem? Remarque. Iria fazer compras na região da 44? Adie. Ia a um café essa semana com uma amiga? Deixe para depois que as coisas voltarem ao normal. Até lá, vale usar a internet para estimular o convívio social e espalhar carinho. Chamada de vídeo, mensagem no WhatsApp, figurinhas e emojis fofos. E nada de fake news! Afinal, está todo mundo meio perdido e um tanto só nessa situação tão incomum.