A 4ª edição do Festival Burger Time acontece entre os dias 14 e 30 de junho, nas cidades de Goiânia e Aparecida. A lista completa, com os nomes das hamburguerias e dos pit dogs, endereço e prato concorrente, estará disponível, a partir de junho, no site: www.festivalburgertime.com.br. Ao todo, são aproximadamente 60 estabelecimentos participantes.
Considerado o maior festival de “sandubas” do Brasil, o Burger Time tem como missão, além de eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer, fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, “por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais”, segundo a organização.
Para este ano, a expectativa dos organizadores é comercializar mais de 40 mil hambúrgueres e sanduíches, impactando, assim, toda uma cadeia produtiva e movimentando a economia local e do estado de Goiás.
É importante destacar que o Festival Burger Time possui duas categorias: pit dogs e hamburguerias. Na primeira concorrem os sanduíches, também conhecidos como X-tudo, X-bacon e X-salada.
Na segunda estão hambúrgueres, que são lanches com ‘pegada’ mais gourmet. Todos os estabelecimentos participantes neste ano já foram selecionados, criaram receitas inéditas de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e vão inserir no cardápio da casa no período de realização do evento.
Dinâmica: como votar nos melhores lanches?
O público e os jurados (estes previamente selecionados pela organização do Festival) poderão visitar os estabelecimentos nos 17 dias do Burger Time, experimentar os lanches criados exclusivamente para o evento e votar, de acordo com as duas categorias, por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site do Festival.
Após o período de realização do Festival, os votos são computados, tudo de acordo com empresa de auditoria, e na solenidade de premiação são anunciados os vencedores da edição.
Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores deverá ocorrer em evento previsto para o mês de julho.
Idealizadores e importância
O Festival Burger Time foi criado pela coordenadora e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, tendo como fundador, ainda, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy.
A coordenação executiva é de Gabrielle Carvalho, coordenação de produção de Cynthia Bretas e coordenação de Parcerias de Cybelle Bretas.
De acordo com uma das organizadoras do Burger Time, Cynnara Bretas, mais do que eleger os melhores sanduíches e hambúrgueres, o festival é relevante por permitir exatamente o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs e a nova proposta das hamburguerias.
“É um evento democrático, que atende todos os gostos, e permite compartilhar experiências e o que tem de melhor na culinária goiana. Possibilita ainda movimentar os estabelecimentos e atrair novos clientes, dando maior visibilidade à cultura gastronômica do nosso estado”, reforça.
O presidente do Sindpit-dog, Ademildo Pereira de Godoy, afirma que o Burger Time é uma “oportunidade de valorização do segmento alimentício e de reconhecimento aos pit dogs”, que geram renda, mais de 25 mil empregos diretos na grande Goiânia e 40 mil empregos indiretos no Estado.
“Os pit dogs são patrimônio cultural imaterial de Goiás, uma tradição goiana há mais de 50 anos. A realização de um festival tão representativo, como o Burger Time, mostra que estamos no caminho correto para fomentar, cada vez, o incentivo à nossa atividade”, ressalta.
Realização e apoio
O Festival Burger Time é promovido com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio das empresas Casa do Pica Pau, Bonfrigo, Zupp e Shopping dos Cosméticos e apoio da Fluir Experiências, responsável pela gestão do projeto.
A realização é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog).
Assim, tem apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo).
São parceiros-patrocinadores: Hellmans, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock FM, Finotrato, Kerry, Capital Mídias, Virto, Terral, Super Frango, Pepsi Black e Budweiser.
Serviço: 4ª edição do Festival Burger Time
Quando: 14 a 30 de junho de 2024
Onde: 60 estabelecimentos entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes
Mais informações: www.festivalburgertime.com.br