O 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado celebra o Maracatu de Baque Virado no Centro-Oeste, e vai acontecer na cidade de Natividade (TO), com o encontro de mestres e grupos tradicionais do Brasil. O evento com batidas de tambores, congadas, catira e maracatus vai de quinta-feira (9/11) até sábado (11/11).
A programação conta com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e vivências de grupos e mestres de Porto Nacional, Natividade e Pirenópolis, sendo os grupos Catira Raiz e Maracatu Baque de Rocha, de Pirenópolis; e Catireiros Belarmino e Patrício, Suça Mãe Ana e Tambores do Tocantins, como locais.
Esta edição será realizada em homenagem o Mestre Domingos da Suça, de Natividade, que faleceu na semana passada.
A iniciativa é do projeto “Reconectando Memórias: Encontro de Mestres de Cultura Popular”, via realização da Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) em parceria com o grupo Tambores do Tocantins.
Esta é a segunda etapa do projeto, que no mês de Outubro levou os grupos tocantinenses para o Goiás e que agora faz o caminho inverso para fechamento do projeto com chave de ouro.
De acordo com os organizadores, a expectativa é de reunir uma equipe de mais de 80 pessoas, dentre artistas, mestres, produtores e técnicos de Pirenópolis, Natividade e Porto Nacional, para um espetáculo de cores, ritmos e tradições.
Idealizadora do projeto, a coordenadora de projetos da Coepi, Isabella Rovo, de Pirenópolis (GO), afirma que a proposta é de estabelecer uma rede de conexão entre os estados, baseada na cultura popular e nos saberes ancestrais e tradicionais.
“Este é o encontro que reacende a chama da cultura popular, onde as raízes se aprofundam e as histórias se entrelaçam”, afirma a produtora.
Líder do Tambores do Tocantins, Marcio Bello afirma que a cidade de Natividade é o ponto ideal para este encontro, em virtude de sua propriedade histórica e diversidade cultural.
“Será um verdadeiro festival de identidades, ecoando a ancestralidade que pulsa no coração do país. Natividade será o palco da tradição, onde mestres e grupos de todas as regiões vão se reunir para tecer uma tapeçaria de cultura que nos conecta ao passado, ao presente e ao futuro do Brasil”, declarou.
Projeto
O objetivo é de promover a interação e o intercâmbio entre mestres de diferentes áreas e comunidades, estimulando a colaboração e o enriquecimento mútuo dos saberes e fazeres tradicionais.
“O Reconectando Memórias” promove a integração das comunidades locais e o fortalecimento da identidade cultural dessas regiões, contribuindo para a valorização e o reconhecimento dos mestres da cultura popular como guardiões do patrimônio cultural brasileiro.
O patrocínio é do Governo do Estado do Goiás, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Prefeitura Municipal de Natividade, Universidade Federal do Tocantins e Iphan Tocantins.
A proposta é de que os integrantes dos dois grupos de cada estado vão à cidade do estado vizinho, retomando elos anteriores à separação geopolítica, com objetivo de possibilitar que as principais lideranças dos grupos possam conhecer os trabalhos um do outro, trocar experiências sobre a prática cotidiana de seus trabalhos e pensar em estratégias de fortalecimento dos grupos.
A primeira caravana aconteceu entre os dias 19 e 21 de Outubro, durante o 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado, também realizado pela Coepi em Pirenópolis.
Programação da 3ª edição do Ipadê
– Programação – Dia 9/11
Manhã – 9h
Chegada da comitiva de Pirenópolis
Tarde – 15h30
Vivencia com todos os Mestres de TO e GO
Local: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
– Programação: Dia 10/11
Manhã – 8h30
Oficinas com Mestres e Grupos de Natividade – sede do IPHAN.
Noite – 18h
Show com todos os grupos na frente das Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:
Catireiros de Natividade
Catira Raízes de Pirenópolis
Suça Mãe Ana de Natividade
Suça Tia Bem Vinda de Natividade
Tambores do Tocantins de Porto Nacional
Maracatu Baque de Rocha de Pirenópolis
– Programação – Dia 11/11
Manhã – 8h30
Oficinas com os Mestres e Grupos Maracatu Baque de Rocha e Catira Raízes de Pirenópolis – GO