Durante o lançamento da Temporada 2022 da Cultura em Goiás, nesta terça-feira (5/4), em Goiânia, foi anunciada a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Assim, o evento será de 24 maio a 5 de junho, na cidade de Goiás, palco desde sua primeira edição. O investimento total será R$ 5 milhões.
Referência nacional e internacional e um dos principais e mais importantes projetos do calendário cultural do Estado, o Fica chega esse ano com novidades e uma programação ampliada, com treze dias de atrações. Dessa maneira, no roteiro estão mostras de filmes internacionais, nacionais, regionais e locais. Além disso, mostra de videoclipes, feiras de artesanato, gastronomia e artes visuais, com artistas regionais e nacionais. Ainda terá palestras e apresentações musicais, e show de encerramento com a cantora Vanessa da Mata.
Ao todo serão duas semanas de execução, com ações de formação na área de audiovisual e cultura. Também irá incluir artes plásticas e literatura para celebrar o centenário da Semana de 22. Ademais, falará sobre meio ambiente e, pelo primeiro ano, terá atividades de ecoturismo, com importantes nomes para formação no segmento, circuito radical e o primeiro passeio ciclístico do Caminho de Cora Coralina.
O Fica 2022 é promovido pelo Governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). Também tem coparceria com o Sesc, e apoio das secretarias estadual de Meio Ambiente (Semad) e Desenvolvimento Sustentável. Ainda tem apoio da Universidade Estadual de Goiás – UEG (unidades Goiânia e Cora Coralina)
Edição ampliada
Em 2022, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental terá uma edição ampliada. Continuando como o foco no meio ambiente, o Fica premia obras em vídeo e película. Assim, a programação do evento reúne mostras competitivas e paralelas de filmes, e uma troca de experiência por meio de debates e oficinas.
Além de aquecer o turismo e a economia local, o festival gera uma série de atividades. Dessa forma, agrega produtores, realizadores e divulgadores do cinema ecológico, além de valorizar os artistas locais, que desde a última edição do festival contam com uma mostra dedicada exclusivamente a eles. Para esse ano, o diferencial é o roteiro de atrações que será bem maior do que o habitual, com 13 dias de realizações na histórica Vila Boa.