Desta segunda-feira (16/10) até o dia 22 de outubro, a capital goiana recebe a 19ª edição do Goiânia em Cena, que irá celebrar os 90 anos da cidade. O objetivo do festival é fortalecer a cena cultural goianiense e presentear o público com uma diversidade de opções artísticas para o entretenimento de toda a família.
Ao todo, o evento terá sete dias de programação com espetáculos circenses, teatrais e de dança. A abertura do Goiânia em Cena será às 19h, no Teatro Goiânia Ouro, com o espetáculo “Plural”, da Cia de Teatro Nu Escuro. A peça de 50 minutos tem a classificação de 10 anos.
Logo em seguida, às 20h, artistas da área do teatro, da dança e do circo vão ser homenageados, em uma cerimônia de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade goianiense.
Segundo o secretário de Cultura, Zander Fábio, o Goiânia em Cena vem celebrar e mostrar de forma cênica o quanto a cidade evoluiu nesses 90 anos, com muita história, tradição e personalidades.
Programação
No segundo dia (17/10), às 15h e às 17h, na antiga Estação Ferroviária (Museu Frei Confaloni), vai ter apresentação do Grupo de Teatro Arte & Fatos, com a peça “Os Avessos”. Às 19h, o espetáculo “Circo Magia e EstripuliaS”, que tem classificação livre, vai ser exibido no Circo Laheto.
Nalini Cia de Dança apresenta “Nega Lilu”, na quarta-feira (18/10), às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O espetáculo é baseado no livro “Sem Palavras” de Larissa Mundim e Valentina Prado. Em Nega Lilu, a coreógrafa Valeska Vaishnavi propõe a materialização de estados emocionais que rondam a breve história romântica de Nega e Lilu. A classificação é 14 anos.
Na quinta-feira (19), o Circo Laheto vai ministrar atividade formativa das 9h às 12h, na sede do projeto. A oficina gratuita será de malabares, tecido acrobático, acrobacias de solo e cama elástica.
No Centro Cultural da UFG, no mesmo horário, acontece uma oficina de dança contemporânea com o Colectivo La Vitrina (Chile). As atividades são gratuitas e os interessados devem fazer as inscrições até terça (17) pelo link da bio: (@festivalgoianiaemcena).
Às 19h, o espetáculo é no Circo Laheto com a Cia Malabariantes e às 20h, no Beco da Codorna, terá festa com a DJ Ingrid e a DJ Mastrella.
Na sexta-feira (20/10), Débora Di Sá e banda apresentam “Maria Grampinho”, às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O show traz ao espectador e, principalmente, à criança, o contato com personagens, lendas e tradições da Cidade de Goiás.
Já no Centro Cultural da UFG, no mesmo horário vai ser exibido “Contos de Cativeiro”. O espetáculo narra a história de um preto velho muito simpático e sábio, que conduz o público para uma experiência ancestral, afro diaspórica rica em sabedorias.
Fim de semana
“Introdução à interpretação teatral: uma abordagem rítmica” será a oficina ministrada por Abílio Carrascal, no sábado (21), no CCUFG, de 9h até às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 17, por meio do Instagram do Goiânia em Cena.
No período da tarde (13h), no Jardim Botânico vão acontecer sete intervenções artísticas na Tenda Cultural “Ocupa Gyn”.
Às 20h, no Teatro Goiânia, o público vai poder apreciar o espetáculo de dança “Fluctuantes” do Colectivo La Vitrina (Chile). E, às 21h, no Beco da Codorna a animação vai ser por conta do DJ Igor Zargov com “Latinidades e Afrofuturismos”.
O último dia (22) vai ser marcado pelo “Ocupa Gyn”, no Lago das Rosas. Vão ser sete intervenções artísticas de dança, teatro e circo.
Logo às 16h, o Giro 8 Cia de Dança sobe ao palco do Teatro Goiânia para apresentar “Cerrado Mundo Mágico”. O encerramento do Goiânia em Cena ocorre a partir das 18h, no Beco da Codorna com os shows de Cocada Coral e Terra Cabula. Além dos DJs Bruno Caveira e Gabi Matos.
Serviço: 19º Goiânia em Cena
Quando: 16 a 22 de outubro
Horários: manhã, tarde e noite
Locais: Teatro Goiânia Ouro, Circo Laheto, Teatro Goiânia, Jardim Botânico, Lago das Rosas e Beco da Codorna
Ingressos: (Gratuitos) pelo Sympla – retirar somente dos espetáculos nas casas teatrais. Demais, a entrada é por ordem de chegada.
Mais informações: @festivalgoianiaemcena