De 17 a 23 de maio acontece a 19ª Semana Nacional de Museus, que terá uma ampla programação desenvolvida pela Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás). Assim, as atividades serão realizadas nas unidades de Goiânia e também do interior do Estado. O público terá acesso a palestras, exposição, sarau musical e videocast gratuitos, transmitidos ou disponibilizados na intenet.
Além disso, todas as lives são coordenadas pela Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Supha), da Secult. Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, as atrações serão todas on-line e acessíveis pelas redes sociais da secretaria. Ademais, em um dos eventos on-line haverá a participação da Paula Falcão, CEO do Aproveite a cidade.
Em Goiânia, participam da programação as seguintes instituições: Museu da Imagem e do Som (MIS), Zoroastro Artiaga e Pedro Ludovico, bem como o Arquivo Histórico Estadual. Na cidade de Goiás, haverá programação no Palácio Conde dos Arcos, e também, em Pires do Rio, no Museu Ferroviário do município.
A 19ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento é realizado em parceria com as instituições museológicas de todo país. Nesta edição, o tema é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.
Confira a programação da 19ª Semana Nacional de Museus em Goiás
De 17 a 21 de maio a programação da da Secult Goiás na 19ª Semana Nacional de Museus tem a exposição “Rememorar os museus estaduais”, uma atividade conjunta dos museus da Supha proposta pelo Museu Zoroastro Artiaga. Assim, o objetivo é promover o diálogo entre as instituições e a divulgação através de fotografias, dos seus acervos e atividades.
A transmissão será pelo Youtube e Instagram da Secult Goiás. Ademais, pelo Instagram de todos os museus participantes.
Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga
No dia 20 de maio acontece o videocast “O futuro dos museus e suas transformações no Pós-Covid”. O palestrante será o professor de Museologia da UFG, Dr. Glauber Lima. Dessa maneira, a transmissão será pelo Instagram do museu.
Museu da Imagem e do Som de Goiás
No dia 18 de maio acontece o videocast “A importância dos Acervos Fotográficos para o trabalho dos artistas contemporâneos”. A palestrante será a Dra. Rosana Horio Monteiro, FAV/UFG.
Já no dia 19 acontece o videocast “Garimpo de sons”. O evento terá o engenheiro de áudio da Visom Digital (RJ), Carlos de Andrade, como palestrante
As transmissões serão pelo Youtube e Instagram Secult Goiás e Instagram MIS-GO.
Museu Pedro Ludovico
A programação da Secult Goiás na 19ª Semana Nacional de Museus continua no dia 20 de maio, com a live “Comunicando o futuro dos museus”. Assim, as palestrantes serão a museóloga Bárbara Yanara e a jornalista e CEO do Aproveite a cidade, Paula Falcão. A mediação será do coordenador do Museu Pedro Ludovico, Pedro Henrique Campos,
A transmissão acontecerá pelo Youtube e Instagram Secult Goiás e Instagram do Museu.
Arquivo Histórico Estadual
No dia 21 de maio acontece o videocast “O futuro dos arquivos e museus: a importância da gestão e preservação dos acervos históricos”. O palestrante será o historiador e Dr. em Arquitetura e Urbanismo (UnB), Wilson Vieira Júnior. Dessa forma, a transmissão será pelo Youtube e Instagram Secult Goiás e Instagram do Arquivo Histórico.
Museu Ferroviário de Pires do Rio
No dia 22 de maio o Museu Ferroviário de Pires do Rio realiza um videocast. O tema será “Os museus e as imagens do futuro”. Dessa maneira, o evento propõe pensar o futuro dos museus “a partir do seu espaço de experiência construído no presente-passado”. A palestrante será a historiadora Priscila Nascimento Marcelino.
A transmissão acontece pelo Youtube e Instagram da Secult Goiás e Instagram do Museu Ferroviário de Pires do Rio.
Palácio Conde dos Arcos
A 19ª Semana Nacional de Museus será encerrado no dia 23 de maio em um sarau com apresentação de música Vilaboense, nas dependências do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. A apresentação será gravada cumprindo todos os protocolos de segurança. Dessa forma, a veiculação acontecerá através das redes sociais da instituição e da Secult Goiás.