A Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) volta a ser realizada em 2021 e chega à sua 11ª edição, dessa vez em formato híbrido. Assim, terá ações presenciais e virtuais, com o objetivo, segundo os organizadores, de propor a superação do difícil momento da humanidade por meio da literatura, sob o lema “E o mundo não acabou”. O evento, que acontece de 23 a 25 de setembro, a cidade goiana de Pirenópolis irá receber mais de 80 atividades gratuitas. Dessa maneira, terá lançamentos de livros, oficinas, debates, conversas, saraus, apresentações musicais e teatrais.
A realização da Flipiri é do Instituto Cultural Casa de Autores (ICA) e da Secretaria de Educação/Prefeitura de Pirenópolis e uma co-realização do Sesc Goiás.
A 11ª edição da Flipiri terá autoras e autores de várias localidades lançando suas obras. Também abordará diferentes vertentes, desde literatura infantil a musicalidade, com destaque à promoção das riquezas da região. Entre os convidados nacionais estão o escritor, psicólogo e professor Rossandro Klinjey, que apresentará a palestra-tema do evento “E o mundo não acabou”. Além disso, o cantor e compositor Toquinho, com um show de voz e violão em homenagem a Vinicius de Moraes. A apresentação acontece na sexta-feira (24/9).
Mais sobre a programação da Flipiri
Na quinta-feira (23/9), primeiro dia da Flipiri, acontece a itinerância virtual nas escolas da cidade, que será presencial para as escolas rurais. Assim, alcançará mais de 5 mil crianças e jovens, promovendo contato com a literatura.
De acordo com os organizadores, o evento será híbrido devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Porém, as regras sanitárias vigentes de prevenção à doença deverão ser seguidas. Dessa forma, a ocupação de lugares será restrita dentro do permitido pela legislação local com relação ao número de pessoas. Ademais, haverá medição de temperatura e será disponibilizado álcool em gel em todos os locais onde acontecerão as atividades.
As vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição prévia para participação em oficinas e palestras. Algumas atividades serão exclusivas para professores e alunos. No site do evento é possível encontrar todas as informações sobre disponibilidade de vagas e formas de inscrição
Além dessas atividades, a 11ª edição da Flipiri terá espetáculos teatrais para crianças, saraus literários e o já tradicional encontro de ilustradores.