Goiânia tem ótimos teatros que recebem espetáculos, peças teatrais, shows e diversas apresentações durante todo o ano. Claro, em 2020, tudo isso foi interrompido pela pandemia do coronavírus, uma vez que estes espaços, que ajudam a contar a história da capital goiana, estão fechados há meses.
Há desde os mais tradicionais, como o Teatro Goiânia, inaugurado em 1942, no Batismo Cultural da cidade, no Centro até espaços modernos e inaugurados nos últimos anos, que recebem milhares de pessoas com grande conforto. Além disso, esta lista celebra o Dia Nacional do Teatro, 19 de setembro.
Por isso, separamos abaixo uma lista com os 10 principais teatros em Goiânia. E não se esqueça de ficar de olho no site e nas redes sociais do Aproveite a cidade. Afinal, por aqui sempre tem a programação cultural da capital (e também em outros locais).
Conheça os melhores teatros em Goiânia
Teatro Goiânia
O Teatro Goiânia é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia. Foi inaugurado em 12 de junho de 1942, dia do Batismo Cultural da capital. Além disso, integra o conjunto arquitetônico de estilo Art Decó projetado pelo arquiteto Jorge Félix.
Atualmente, pode receber mais de 800 pessoas sentadas. Assim, é local de shows e peças teatrais, além de diversos concertos musicais, como da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Onde: Rua 23, esq. com a, Avenida Tocantins, nº252 – Centro
Contato: (62) 3201-4684
Teatro Rio Vermelho
O Teatro Rio Vermelho é um dos teatros mais tradicionais em Goiânia. Foi fundado em 1992 e se localiza no Centro de Convenções, no Centro da cidade.
Tem capacidade para 2,7 mil pessoas e ainda é um dos mais modernos da cidade, com palco removível.
Onde: Rua 4, nº1400, no Centro de Convenções de Goiânia – Centro
Contato: (62) 3219-3300
Teatros do Centro Cultural Martim Cererê
O Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul, é composto por dois pequenos teatros (Ygua e Pygua). Além disso, um teatro de arena, uma área aberta e um bar.
Inaugurado em 1988, é um ponto de encontro da cena alternativa de Goiânia. Assim, recebe shows, festivais, feiras, encontros e diversos eventos durante o ano.
Onde: Travessa Bezerra de Menezes – Setor Sul
Contato: (62) 3201-4688
Teatro Goiânia Ouro
O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro foi inaugurado em 2006. Assim, tem o objetivo de democratizar o acesso da população aos bens culturais e fomentar o talento local em todas as suas formas de manifestação.
Atualmente, o Goiânia Ouro possui um teatro com capacidade para 291 pessoas e um cinema com capacidade para 217 pessoas. Além disso, um bar conhecido como Café Cultura, além de uma loja e o espaço Prosa e Verso.
Onde: Rua 9, esquina com Rua 3 – Centro
Contato: (62) 3524-2540
Centro de Convenções PUC Goiás
O Centro de Convenções de Goiás tem o maior teatro de Goiás. Localizado no Jardim Mariliza, tem mais 3 mil m², sendo 960 m² para o palco, com fosso para orquestra, além de 2,6 mil lugares. Assim, o local possui ambientes adaptáveis, e 1,3 mil vagas de estacionamento.
O Centro de Convenções PUC também está na mesma área do Memorial do Cerrado, considerado um dos museus mais interessantes de Goiânia.
Onde: Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Câmpus II, Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza
Contato: (62) 3946-1067
Teatro PUC – Campus V
O Teatro PUC está localizado no Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no Setor Jardim Goiás, e é um dos teatros mais modernos em Goiânia.
Local possui instalações com capacidade para 574 lugares. Ademais, conta com um amplo palco, dois camarins e equipamentos de alta geração.
Onde: Avenida Fued José Sebba, nº1184 – Jardim Goiás
Contato: (62) 3946-3036
Teatro Madre Esperança Garrido
O Madre Esperança Garrido é um dos mais modernos teatros em Goiânia. Assim, possui 785 lugares e recebe peças teatrais para adultos e também infantis, além de shows e outras apresentações.
Além disso, possui poltronas para pessoas com deficiência e obesos, bem como rampas e elevador para acessibilidade. O estacionamento comporta 70 veículos.
Onde: Avenida Contorno, nº63 – Centro
Contato: (62) 3212-3531
Teatro Sesi
O Teatro Sesi é um local que tem espaço para todas as expressões artísticas: teatro, dança, música, circo, exposições de artes plásticas e lançamentos literários. Além disso, oficinas integradas às atividades de lazer e entretenimento do tradicional SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva, onde o centro cultural foi construído.
O teatro possui 604 lugares, sete camarins, bem como uma sala para aquecimento, seis salas para a promoção de oficinas e cursos, café e estacionamento com 300 vagas.
Onde: Avenida João Leite, nº1013 – Setor Santa Genoveva
Contato: (62) 3269-0800
Teatro Sesc – Centro
Localizado na Rua 15, no Centro, o Teatro SESC recebe peças e eventos de origem regional. Além disso, sempre apresenta shows ao vivo e variadas peças teatrais. Ademais, recebe apresentações de orquestras e de grupos de dança, dando espaço para artistas goianos e nacionais.
Onde: Rua 15, nº237 – Centro
Contato: (62) 3933-1700
Teatro Inacabado
O Teatro Inacabado foi construído por iniciativa da AGT (Agremiação Goiana de Teatro), liderada pelo teatrólogo Otavinho Arantes, juntamente com a ajuda de toda a sociedade goianiense. A construção começou em 1959 e o local foi inaugurado inacabado, o que justifica, portanto, o nome. Assim, a última obra, que teria concluído finalmente o espaço, data de 2016.
Octávio Zaldivar Arantes, mais conhecido como Otavinho Arantes, nasceu em 1922, em Trindade, onde teve contato com o teatro, incentivado pelo padre Pelágio Sauter. Posteriormente, ele se mudou para Goiânia, estudou no Lyceu e foi diretor de um grupo de teatro estudantil. Já nos anos 50, se tornou o principal teatrólogo de Goiás e fundou a AGT. Otavinho morreu em 1991.
Onde: Av. Anhanguera, nº7030 – Setor dos Funcionários
Contato: (62) 3233-0722