Ação, comédia, animação, drama e filmes históricos. São os gêneros cinematográficos trazidos pelo Festival Varilux de Cinema Francês, promovido entre 6 e 19 de junho. Assim, este ano o local escolhido foi os Cinema Lumiére, no Banana Shopping, Centro de Goiânia. O valor dos ingressos varia de R$10 a R$24, dependendo do dia. Veja AQUI a programação completa.
O Varilux, hoje, é consolidado como o maior festival de filmes franceses fora da França. Portanto, chegando a sua décima edição, traz programação composta por 16 longas-metragens recentes e um filme clássico. Além disso, em 2019 o festival deve ultrapassar a marca de um milhão de espectadores no país.
“Queremos dedicar essa décima edição à formidável criatividade da sétima arte francesa, aos exibidores e distribuidores brasileiros que resistem; ao entusiasmo e à curiosidade do público. Além disso, a todos aqueles e aquelas que nos apoiam. Portanto, todos os que defendem a diversidade cultural e cinematográfica no Brasil”, enfatiza diretor e curador do festival, Christian Boudier.
Os filmes destaques
O Festival Varilux de Cinema Francês traz ao público novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagradas. Além disso, traz também filmes de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.
Alguns dos destaques são “Quem Você Pensa que Sou” (Celle que vous croyez/California Filmes), de Safy Nebbou, ao lado de François Civil, ator em ascensão. Além disso, ele também está em “Amor à segunda vista” (Mon Inconnue/Bonfilm), onde divide a cena com Joséphine Japy.
A premiada Juliette Binoche interpreta a personagem principal de “Finalmente livres” (En Liberté/California Filmes). Além disso, Pio Marmai e Damien Bonnard dividem a cena con Adèle Haenel.
O cinema francês, mais do que qualquer outro no mundo, faz questão de abordar questões sociais. Assim, dois filmes encenam o tema escaldante do abuso sexual este ano. O premiado “Graças a Deus” (Grâce à Dieu/California Filmes), de François Ozon, que retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. Ademais, a produção foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri.
Além disso, o também vencedor de vários prêmios, “Inocência Roubada” ((Les Chatouilles/A2 Filmes), de Andrea Bescond e Eric Metayer, é baseado na história real vivida pela diretora e mostra a dança como um importante meio de superar traumas sofridos a partir de abusos sexuais na infância.
O clássico do Festival Varilux 2019 é um marco da cinematografia francesa: “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau. Afinal, o filme é inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento.
Programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês
– Amor à segunda vista (Mon inconnue)
– Asterix e O Segredo da Poção Mágica (Astérix – Le Secret de la Potion Magique)
– Através do fogo (Sauver ou périr)
– Boas intenções (Les Bonnes Intentions)
– Cyrano Mon Amour
– Os dois filhos de Joseph (Deux Fils)
– Filhas do Sol (Les filles du soleil)
– Finalmente livres (Em Liberté)
– Graças a Deus (Grâce à Dieu)
– Um homem fiel (L’homme fidèle)
– Inocência roubada (Les Chatouilles)
– Meu bebê (Mon Bébé)
– O Mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pick)
– O professor substituto (L’heure de la sortie)
– Quem você pensa que sou (Celle que vous croyez)
– A revolução em Paris (Un peuple et son roi)
– Cyrano de Bergerac (Cyrano)