Símbolos do Art Déco, o Coreto da Praça Cívica e a Torre do Relógio da Avenida Goiás, instalados no centro de Goiânia, serão restaurados. A obra de restauração foi autorizada em uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado Goiás (Iphan/GO) com a Prefeitura de Goiânia. O valor total será de R$400 mil.
O Coreto da Praça Cívica e o Torre do Relógio são bens de propriedade e gestão do município. Assim, fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia. O Iphan reconhece o Conjunto como Patrimônio Cultural Brasileiro.
As obras, que serão executadas com recursos do Iphan, visam à restauração completa do Coreto. Assim, incluirão canteiros, serviço de drenagem, recuperação do piso e bancos em granitina. Além disso, haverá reconstituição do reboco, adornos e elementos decorativos, execução de calçada acessível, e por fim, a pintura do bem.
Já na Torre do Relógio serão feitos serviços de limpeza e conservação do revestimento externo. Portanto, haverá reposição de vidros quebrados, pintura externa, além da reativação do relógio.
Outras obras do Iphan
Recentemente, o Iphan também anunciou a recuperação do prédio da antiga Chefatura de Polícia de Goiás. As obras serão feitas junto com o governo de Goiás. O prédio também se localiza na Praça Cívica de Goiânia. Assim, as intervenções são parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas para a recuperação da região. Entre 2014 e 2016, foi realizada a obra de requalificação urbana da Praça Cívica.
Já em maio, foi concluída a obra de restauração da Estação Ferroviária de Goiânia. As duas intervenções tiveram recursos do PAC Cidades Históricas, por meio do Iphan. Além disso, a instituição do Governo Federal também está concluindo a obra de restauração do edifício da Antiga Delegacia Fiscal. Posteriormente, no local funcionará a nova sede do Iphan em Goiás.
Manual de conservação
Em reunião com a Prefeitura de Goiânia, a superintendente do Iphan (GO), Salma Saddi, entregou aos representantes da Prefeitura Municipal o Manual de Uso, Conservação e Manutenção do prédio da Estação Ferroviária de Goiânia.
O manual, entregue em meio físico e digital, orienta os gestores do bem sobre como conservar e realizar manutenções preventivas no prédio. Também orienta sobre seus sistemas e equipamentos, e, além disso, sobre seus elementos artísticos como a Maria Fumaça, os painéis de Frei Nazareno Confaloni e o relógio da torre.