De 8 a 13 de outubro, o Teatro Goiânia, na capital goiana, abre espaço para o festival Goiânia Mostra Curtas. Assim, a 19ª edição traz mostras gratuitas com 87 filmes ao todo, além de debate, homenagens e pocket show. Além disso, de forma paralela, há ainda oficinas, master classes, painéis, lançamento literário, encontros e evento de networking. As atividades extras serão realizadas na Vila Cultural Cora Coralina, onde acontece a Feira Audiovisual. Dessa formam o espaço busca fomentar o mercado com profissionalização, incentivo à capacitação e discussões sobre o setor, como a internacionalização de produções.
Com quase 20 anos de realização, a Mostra chega a 2019 para alavancar o mercado audiovisual. Assim, a proposta é que o público encontre um espaço que respire o tema, com presença de cineastas, produtores, distribuidores. Além disso, de exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. A programação completa está disponível no site www.goianiamostracurtas.com.br.
Segundo a diretora-geral da 19ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, o intuito é levar adiante o que foi construído até agora. Dessa forma, quer atender desde as demandas primárias de formação, seguindo com o estímulo de atividades relacionadas à área de forma avançada, pensando na capacitação.
“Realizar um festival por 19 anos consecutivos mostra a importância e o reconhecimento do evento como um dos mais significativos do país na área e no formato de curta-metragem nacional”, afirma Maria Abdalla. Desde 2001, 1.951 filmes foram exibidos, em uma produção que já envolveu mais de dois mil profissionais, atingido um público de 280 mil pessoas.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura acontece no dia 8 de outubro a partir das 20h. O evento será dedicado à atriz e diretora Helena Ignez, homenageada do festival e da Mostra Especial. Assim, três filmes serão exibidos: O Pátio (1959, direção de Glauber Rocha), Extratos (2019, direção de Sinai Sganzerla) e Ossos (2014, direção de Helena Ignez).
Além disso, em seguida, o público poderá apreciar o pocket show “O Delírio do Verbo: Manoel de Barros em canções”. A apresentação traz alguns temas dos poemas do autor mato-grossense musicados e interpretados em canções autorais por Júlia Tygel. Ela as toca ao piano, com a voz de Tatiana Parra e, na viola caipira de Neymar Dias.
Mostras Competitivas
Este ano, o festival recebeu 1.003 inscrições. Foram 70 selecionados. Dessa forma, serão exibidas produções que retratam dilemas da infância e a construção da identidade infantil. Além disso, a maturidade das narrativas de animação conquistada ao longo dos últimos anos. Também a diversidade e o fortalecimento das produções goianas. E ainda a bravura e pluralidade criativa de obras produzidas em todo o País.
As mostras competitivas se dividem em Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 18ª Mostrinha. Os vencedores levarão para casa o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção. Além disso, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens das Mostras Brasil, Goiás e Animação concorrem também aos prêmios de Melhor Filme escolhidos pelo Júri Sesc TV e pelo Júri Elo Company.
Mostra Especial e lançamento literário
Com o tema “O Amor e suas Formas”, a Mostra Especial, que não é competitiva, exibirá 14 títulos em seus dois programas (Amar & Pertencer e Amar & Arder). Assim, incluindo outros em homenagens a mulheres relevantes, totalizando 17 filmes produzidos em diferentes épocas e Estados do País. Todos marcaram diversos períodos do cinema brasileiro.
Nesta edição, a Mostra Especial, que acontece nos dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), homenageia a diretora e cineasta Helena Ignez, na abertura do festival. Além disso, a também diretora Olga Futemma no encerramento no dia 13, às 20h.
Ademais, haverá ainda um debate com o tema “Como representar o desejo? Como representar o amor?”. Dessa forma, acontece no dia 12 de outubro (sábado), às 16h. Assim, três profissionais, além de dois curadores, farão reflexão sobre as diferentes possibilidades de representação do desejo e do amor no cinema.
No dia 9 de outubro (quarta-feira), às 17h, o livro Helena Ignez, actrice expérimentale será lançado na Feira Audiovisual. A atriz estará presente. Escrito por Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira, o livro foi editado pela Universidade de Strasbourg (França). Além disso, contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A obra revela a trajetória da atriz e cineasta que se tornou referência nas produções brasileiras, com um método de atuação particular que reinventou o cinema nos anos 1970.
Oficinas, Master Classes e Painéis
A Goiânia Mostra Curtas terá também oficinas e master classes. Assim, estes serão momentos de aprendizado e troca de experiências com especialistas renomados no Brasil e exterior. Dessa forma, entre os temas, estudantes e profissionais da área conhecerão um pouco mais de estratégias de direção de fotografia. Além disso, de séries de TV, criação e processos de coprodução internacional. Elas acontecem de 9 a 11 de outubro, na Feira Audiovisual, na Vila Cultural Cora Coralina.
Também serão realizados painéis com os temas: “Afinal, que cinema fazemos?”, no dia 9 de outubro (quarta-feira); e “A importância dos curtas-metragens e do maior e mais relevante meio de exibição deles: os festivais de cinema”, no dia 10 de outubro (quinta-feira).
Laboratório e Consultorias
Além disso, de 10 a 12 de outubro acontecerão consultorias do Laboratório de Roteiros Audiovisuais. Dessa forma, os temas são Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor). Há também Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação.
Ademais, os projetos já selecionados também participam de pitching. Ele funciona como uma defesa oral que será assistida por todos os participantes e pela banca formada. Esta é formada pelos consultores e até dois roteiristas, além de produtores e diretores convidados.
Serviço | 19ª Goiânia Mostra Curtas
Local: Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia – Centro
Data: De 8 a 13 de outubro
Entrada: Grátis