LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
22/10/2020, Sexta - (inicia às 20:00)
23/10/2020, Sábado - (inicia às 19:00)
SOBRE O EVENTO
Este aniversário de Goiânia, que chega a seus 87 anos neste sábado, está um pouco diferente. Obviamente, por causa da pandemia do coronavírus, ainda não é possível organizar grandes eventos, capazes de mobilizar o público em parques e locais abertos da capital. Porém, as orquestras sediadas na cidade prepararam apresentações especiais no final de semana. Assim, será tudo transmitido pela internet, mas há expectativa de que o público se mobilize em torno da data, como ocorreu em anos anteriores com apresentações presenciais.
A camerata da Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta nesta sexta-feira (23/10), às 20h, sob a regência do maestro Eliel Ferreira. Ou seja, será um pequeno grupo de músicos representando a orquestra, tendo em vista as medidas de contágio da Covid-19. Estarão no repertório obras de vários compositores, dentre eles o italiano Ottorino Respighi, o britânico Benjamin Britten e o francês Florent Schmitt.
Além disso, haverá composições de Joaquim Jayme, que foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia e faleceu em março deste ano, e Joaquim Santana, um dos autores da canção Noites Goianas, que caiu no gosto popular como um dos símbolos de Goiás. A apresentação será transmitida pelo Youtube.
Já no sábado (24/10), às 19h, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás fará o 11° concerto da Temporada Digital Ressignificar. Não é exatamente uma homenagem a Goiânia, mas à Escola do Futuro em Artes Basileu França, que faz aniversário na mesma data. A instituição, que, de acordo com o próprio site, tem suas origens em 1967 na Escola de Artes Veiga Valle, primeira escola pública estadual de arte no Estado de Goiás, chega aos 53 anos.
A apresentação será uma Serenata para Cordas de P. I. Tchaikovsky e a transmissão ocorre pelo Facebook e Youtube da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.