LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Abrigô Coletivo
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
28/05/2022, Domingo - (inicia às 16:00)
SOBRE O EVENTO
O projeto Cidade Infundada, idealizado pelo casal de escritores Adérito Schneider e Fernanda Marra, chega em sua última etapa em maio com o lançamento do livro homônimo, em Goiânia. O evento literário foi realizado ao longo de 2021, de forma on-line e gratuita, e promoveu palestras, oficinas e concurso literário. Dessa maneira, no dia 29 de maio, o processo será concluído com o lançamento do livro que reúne 25 contos inéditos de ficção especulativa que se passam na capital goiana. Todos foram escritos por autores goianos.
O lançamento do livro Cidade Infundada será às 16h, no Abrigô Coletivo, no Setor Universitário. Assim, terá a participação dos autores e editores, bem como discotecagem de Igor Zargov e uma apresentação cultural surpresa. A entrada é gratuita e o livro será vendido no local a R$ 50.
O livro Cidade infundada conta com a participação dos autores convidados Ademir Luiz, André de Leones e Eugênia Fraietta. Além disso, Fabiane Guimarães, Flávio Carneiro (vencedor do prêmio Jabuti 2021, na categoria “crônica” por “histórias ao redor) e Jamesson Buarque. Ademais, José M. Umbelino Filho, Luis Maldonalle, Marcelo Ferraz, Maria Clara Dunck, Maria José Silveira e Nádia Junqueira. Também participm Pedro Novaes, Polly Di, Rafael Saddi, Thaise Monteiro, Tom J. e Yani Rebouças.
A obra também tem contos dos vencedores do concurso literário Manu Lima, Bruno Bucis, Isali, Rafael Campos e beta(m)xreis. Ainda dos organizadores Adérito Schneider e Fernanda Marra. O livro será publicado pela martelo casa editorial.
Proposta
A proposta da temática de ficção especulativa foi escolhida há alguns anos. Porém, coincidiu com a maior pandemia da Covid-19. “Em tempos de crise política, econômica, ambiental, sanitária e humanitária, nada mais urgente do que especular outras realidades, apontar riscos iminentes e rotas de fuga, sejam elas utópicas ou distópicas. Mais do que tentar colocar a ficção especulativa em uma prisão conceitual, a proposta do projeto foi de abrir espaço para transbordamentos: ficção científica, horror, fantástico, estranho, maravilhoso, insólito e quaisquer outras noções que venham a(va)calhar”, explica Adérito Schneider sobre o projeto.
O projeto também teve como um de seus objetivos compreender um pouco a cidade de Goiânia. Além disso, expressar pelo viés da arte literária o que é ser goianiense. “Todas as narrativas deste livro são ambientadas aqui. Trata-se de nosso(s) jeito(s) de imaginar, escrever e compartilhar nossa(s) cidade(s), mesmo que infundada(s), ou a cidade desde nossas perspectivas. Que “Goiânias” são essas, só a leitura da obra poderá responder (mesmo que, ao final, a resposta, em bom “goianês”, seja: Tem base não!)”, antecipa Fernanda Marra.
Sobre os contos
O projeto Cidade Infundada é muito anterior à pandemia e não se propôs a discuti-la, mas, segundo Fernanda Marra, é evidente que está profundamente marcado pela experiência vivida nestes tempos, o que ressalta o caráter coletivo do livro.
A organizadora conta como os contos acabaram sendo permeados por esse momento histórico no qual os autores se encontravam ao desenvolver o trabalho. “Naturalmente, este contexto contaminou boa parte dos contos e está visível nesta obra. São 25 autores mais ou menos atormentados pela urgência de especular outras realidades, sejam elas utópicas ou distópicas; apontar riscos iminentes e rotas de fuga”, avalia Marra sobre os contos.
Adérito Schneider ainda compartilha como os contos acabaram abrindo espaço para transbordamentos que não engessam o “gênero”. “Na ficção, as fronteiras são equívocas. Toda essa pluralidade e insubmissão ingovernável está presente no Cidade infundada.
Serviço: Lançamento do livro de ficção especulativa “Cidade Infundada” | Goiânia
Quando: 29 de maio
Horário: 16h
Onde: Abrigô Coletivo – Rua 260, nº 661- Setor Leste Universitário
Entrada: Gratuita