LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Vila Cultural Cora Coralina
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
07/12/2023, Sexta - (inicia às 20:00)
SOBRE O EVENTO
Na próxima sexta-feira (8/12), a partir das 20h, a Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe o lançamento do livro Nenhum Direito a Menos – impressões de uma ativista, de autoria da jornalista Geralda Cunha.
Além disso, recebe o lançamento da Agenda Latino-Americana 2024 – Decolonizar o Mundo e a Vida: Missão Libertadora, da Comissão Dominicana de Justiça e Paz. O evento integra o programa da VII Jornada Goiana de Direitos Humanos, e acontece até o dia 10, quando se comemora o dia internacional dos Direitos Humanos.
O livro Nenhum Direito a Menos – impressões de uma ativista reúne 43 artigos de opinião, publicados nos últimos anos, nos principais jornais de Goiânia, como o jornal O Popular, bem como em blogs e sites especializados de notícias.
São reflexões sobre as diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos como direitos humanos das pessoas negras, direitos humanos das mulheres, direito à educação, direito à comunicação, direito a educação de gênero entre outros, que colaboram para o debate e o aprofundamento das pautas que estão postas na sociedade.
Já a Agenda Latino Americana 2024 está em sua 31ª edição. A Agenda Mundial da América Latina é anual, coletiva e altermundialista que inclui artigos sobre temas específicos a cada ano desde 1992.
Sua primeira edição foi publicada na ocasião da comemoração do V Centenário do encontro entre a América e a Europa. Foi uma iniciativa de José Maria Vigil e Pedro Casaldáliga que procuraram estabelecê-la como veículo para as chamadas “Causas Latino-americanas”: causa Indígena, causa negra, a causa popular, a causa das mulheres e causa ecológica.
A partir da Agenda Latino-americana 2000, acrescentou-se ao seu nome o adjetivo de Mundial para expressar sua solidariedade universal. Além do uso pessoal, a Agenda é usada como ferramenta de ensino para os comunicadores, educadores populares, agentes de pastoral, líderes de grupos e militantes.
A apresentação dos textos é governada por um critério econômico que sacrifica uma possível estética de espaços em branco e ilustrações em favor de um maior volume de mensagens.
O tema da Agenda Latino-Americana 2024 é Decolonizar o Mundo e a Vida: Missão Libertadora. A pré-venda está sendo realizada pelo endereço: https://aohk.short.gy/Agendalatinoamericana24.
Além da noite de autógrafos, a ocasião servirá para que a autora do livro Nenhum Direito a Menos e os coordenadores da Agenda Latino-Americana 2024, discorram sobre os temas relacionados a 7ª Jornada de Direitos Humanos.
O evento contará com a apresentação musical de Dani Frisson e Flávia Carolina, integrantes do Forró Quentim. Além disso, haverá uma ação social: a organização do evento, lembra que as pessoas que se interessarem, poderão doar Leite Longa Vida para as ações sociais da OVG.
Serviço: Lançamento do livro Nenhum Direito a Menos – impressões de uma ativista, de Geralda Cunha Teixeira | Lançamento da agenda Latino-Americana 2024
Quando: Sexta-feira (8/12),
Horário: 20h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n – Centro