LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
12/07/2020, Segunda - (inicia às 10:00 - 12:00)
15/07/2020, Quinta - (inicia às 18:00 - 20:00)
SOBRE O EVENTO
O Icumam Cultural e Instituto fará duas palestras abertas ao público dentro da programação do 6º Icumam Lab, de 6 a 17 de julho, em formato on-line. No dia 13 de julho (segunda-feira) das 10h às 12h, o cineasta e roteirista João Paulo Miranda fala sobre sua trajetória na palestra “Do cinema de interior à experiência internacional”, com mediação do produtor Rafael Sampaio. Além disso, no dia 16 de julho (quinta-feira), das 18h às 20h, a produtora Emilie Lesclaux apresenta o “Estudo de caso do filme Bacurau”, com mediação do produtor Ivan Melo. As transmissões das palestras se dará via canal do Icumam no YouTube e não há necessidade de inscrição.
A realização das palestras é do Icumam Cultural e Instituto. A apresentação é do Fundo de Arte e Cultura de Goiás através do Governo do Estado de Goiás. Ademais, os apoios são do BrLab, Mistika, DOT Cine, C/as4atro e Vermelho Filmes.
Segundo a diretora do 6º Icuman Lab, Maria Abdalla, ter a participação de figuras tão importantes, bem como representativas do cinema brasileiro no exterior é motivo de muita alegria. “Tendo ambos trajetórias de sucesso em seus diversos projetos, estamos certos da contribuição deles para o laboratório, no sentido de inspirar os participantes no desenvolvimento aprofundado de suas produções. E o público em geral poderá conhecer os processos pelos quais uma produção audiovisual passa, desde a concepção até a tela”, enfatiza.
O Icuman realiza também o Goiânia Mostra Curtas, teve a edição deste ano adiada para 2021. A organização alegou que o festival precisou ser adiado principalmente devido ao agravamento da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus. Além disso, também em decorrência da ausência de políticas públicas municipal, estadual e federal. Acesse aqui a matéria completa sobre o adiamento do evento!
Do cinema de interior à experiência internacional
Em sua palestra, o diretor e roteirista João Paulo Miranda falará sobre a construção de um Cinema Caipira a partir das produções na cidade de Rio Claro (SP) com o coletivo Kino-Olho, fundado por ele. Foi utilizada uma experimentação com filmes-ensaios até a realização profissional de seus curtas que competiram em Cannes (2015 e 2016) e Veneza (2017).
Dessa maneira, a experiência de Laboratórios internacionais, Residência Artística Cinéfondation também serão abordadas. Além disso, será abordada a co-produção internacional com seu longa-metragem de estreia, Casa de Antiguidades, que está na Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020.
Estudo de caso do filme Bacurau
A produtora Emilie Lesclaux fala sobre a trajetória de Bacurau. O filme brasileiro ganhador do prêmio do júri no Festival de Cannes 2020. Nascida na França, a produtora mora desde 2002 no Recife (PE). Assim, e 2018, produziu o longa Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O filme estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. Atualmente trabalha em mais quatro projetos de filmes e uma série de documentários para televisão.
Icumam Lab – Palestras
– “Do cinema de interior à experiência internacional”
Quando: 13 de julho, das 10h às 12h
Onde: YouTube Icuman
– “Estudo de caso do filme Bacurau”
Quando: 16 de julho, das 18h às 20h
Onde: YouTube Icuman