LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Teatro IFG
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
17/08/2022, Quinta - (inicia às 20:00)
18/08/2022, Sexta - (inicia às 20:00)
SOBRE O EVENTO
O grupo Vida Seca, que faz sucatas ganharem ritmo e melodia, se apresenta no Teatro do IFG, em Goiânia, às 20h, nos dias 18 e 19 de agosto. Assim, nesses shows, o grupo apresentará ao público dois novos instrumentos, resultado de residência artística com o mestre-luthier Márcio Vieira: a comarimba e o microxilo.
Além disso, no dia 27 de agosto o grupo oferecerá uma oficina de iniciação musical com instrumentos de materiais reutilizados. Dessa forma, ao fim, culminará num bloco de percussão. A oficina “lixo ritmado, batuque reciclado” será às 17h, na Praça Universitária. Ela é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição. A entrada dos shows e participação na oficina são gratuitas e o projeto conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Essas atividades fazem parte do ProvocaSom, projeto de manutenção do grupo. Com o ProvocaSom, o grupo Vida Seca tem como objetivo aprimorar seu próprio trabalho de pesquisa musical. Além disso, a criação de instrumentos a partir de materiais descartados e ampliar o acesso do público a esse universo.
A programação teve início em julho com uma oficina de construção de instrumentos. Ela foi conduzida pelo artista mestre em lutheria Márcio Vieira, em Pirenópolis. No mesmo mês, Vida Seca imergiu numa formação com o luthier para aprimorar os conhecimentos sobre construção de instrumentos. Em setembro, a partilha segue com o lançamento de uma cartilha com a metodologia e instrumentos utilizados pelo grupo.
O grupo
O grupo Vida Seca desenvolve desde 2004 um trabalho pioneiro em Goiás. Dessa maneira, pesquisa e cria instrumentos com materiais descartados e alternativos. Com os integrantes Danilo Rosolem, Igor Zargov, Ricardo Roqueto e Thiago Verano, latas de tinta, de óleo lubrificante e pedaços de calha para fiação elétrica se tornam uma bateria, ou melhor, uma sucateria. Teclas de porcelanato se tornam uma marimba, ou um porcelanotofone. Ademais, mangueiras e funis se transformam em um instrumento de sopro.
Assim, tem uma longa trajetória de pesquisa em luthieria contemporânea em que o grupo construiu e criou diversos instrumentos, partindo de ideias originais ou de pesquisas de trabalhos já existentes, montando um acervo instrumental único no estado. Este trabalho resultou num acervo instrumental diferenciado e de sonoridade particular, com o qual criou um repertório de música autoral influenciada por musicalidades experimentais e populares.
Em 2022, com o projeto ProvocaSom, o grupo quer aprimorar esse trabalho e compartilhar com um público ainda maior essas experiências e conhecimentos que não são apenas musicais, mas carregam um peso social.
Serviço: Projeto ProvocaSOM – Shows com grupo Vida Seca
Quando: 18 e 19 de agosto
Horário: 20h
Onde: Teatro do IFG
Entrada: gratuita
– Oficina com instrumentos de materiais reutilizados e formação de bloco de percussão
Quando: 27 de agosto
Horário: 17h
Onde: Praça Universitária
Entrada: Gratuita