LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
26/03/2021, Sábado - (inicia às 10:00)
27/03/2021, Domingo - (inicia às 16:00)
SOBRE O EVENTO
A 4ª edição do Festival das Famílias de Circo de Goiânia teve início na última segunda-feira (22/3) e será encerrada neste final de semana, celebrando o Dia do Circo, comemorado no dia 27 de março. Assim, no sábado (27/3) e domingo (28/3), serão apresentados dois espetáculos, em quatro exibições, que irão levar muita alegria até as casas das pessoas. As transmissões acontecem no canal do YouTube do Festival. O evento reúne oito famílias tradicionais de circo de Goiânia e é produzido pelas companhias Anthropos, Asas de Picadeiro e Circo Laheto.
No sábado, o Dia do Circo começa às 10h no festival, com um ato em defesa da Escola Nacional de Circo. Dessa maneira, a mesa receberá Marcos Teixeira, Palhaço Maneco Maracá e Palhaço Biribinha. Além disso, às 16h e às 19h, a Turma do Biribinha (AL) apresentará “Eu sem você não sou ninguém”. Já no domingo acontece o espetáculo “Circo, magia e estripulias”. A apresentação é de uma das companhias anfitriãs, o Circo Laheto, que será exibido às 16h e às 19h.
Edição da solidariedade
Esta primeira etapa do Festival das Famílias de Circo de Goiânia tem também o compromisso de solidariedade. Assim, o festival promove, juntamente com o Circo Laheto, o Movimento Adote a Arte, Fórum Permanente de Cultura e o Fórum Feminino de Mulheres da Cultura, uma campanha em solidariedade às famílias e aos artistas circenses.
A campanha tem como objetivo a arrecadação para compra de alimentos e produtos de limpeza. Ademais, de higiene pessoal, máscaras e itens de necessidade básica para distribuição às famílias e artistas circenses. As contribuições podem ser feitas neste link.
Desde o ano de 2009, os grupos Anthropos, Asas do Picadeiro e Circo Lahetô se unem para aproximar as famílias circenses de Goiânia. O objetivo é valorizar, reconhecer e homenagear o trabalho que elas realizam. Essa aproximação é ainda mais necessária neste ano, como uma rede de solidariedade a quem não pôde exercer seu trabalho ao longo do último ano.
Os espetáculos
O espetáculo “Eu sem Você não sou Ninguém” é uma comédia Circense, com toque de melodrama que mistura elementos do Teatro de Animação com a boa palhaçaria Clássica, com um texto que “se equilibra entre o ridículo e o sublime”. A peça trata dos questionamentos de um ator sobre quem é mais importante, sua pessoa ou sua obra. Isso é contado através da história de um palhaço que saiu do corpo de seu criador e se transporta para o corpo de um boneco. A partir daí, os dois travam uma divertida disputa para provar quem é melhor no Picadeiro.
“Circo, Magia e Estripulias”, que fecha o Festival das Famílias de Circo de Goiânia, é um espetáculo composto por uma banda de palhaços que, ora está tocando, e ora está no picadeiro imitando animais e executando números de circo. A apresentação inicia com um cortejo nas pernas de pau, monociclo e vários instrumentos musicais. Assim, na sequência, os palhaços abrem o espetáculo com um número de diabolô e, entre uma música e outra, diálogos e brincadeiras, o espetáculo vai se desenrolando através dos números de bambolê, duelo de mágicos, ilusionista, tecido acrobático, trapézio, rola rola, acrobacia cômica e malabares. Todos estes números são costurados por músicas de domínio popular, composições próprias e executadas ao vivo pelos próprios artistas.
Serviço: IV Festival das Famílias de Circo de Goiânia celebra o dia do circo
Sábado
10h: Ato em Defesa da Escola Nacional de Circo
16h e 19h: “Eu sem você não sou ninguém”, Turma do Biribinha (AL)
Domingo
16h e 19h: “Circo, magia e estripulias”, Circo Laheto (GO).
Transmissão: canal do YouTube do Festival
Programação completa: https://festivaldasfamiliasdecircodegoiania.com