LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
25/06/2020, Sexta - (inicia às 20:00)
SOBRE O EVENTO
Na próxima sexta-feira (26/6) acontece a live Fé na Festa, que comemora o aniversário de Gilberto Gil, e que já tem horário confirmado para as 20h. A transmissão acontecerá no canal do YouTube do cantor baiano.
Na live Fé na Festa, Gilberto Gil cantará diversos forrós, segundo informou nas redes sociais. Assim, fará uma homenagem às festas juninas, que não estão acontecendo neste ano devido à pandemia do coronavírus, e ao Dia de São João (24 de junho). Além disso, o artista baiano cantará sucessos da sua carreira.
Inclusive, no último sábado Gil fez uma live com a cantora Iza, em sua casa, no interior do Rio de Janeiro. Na apresentação ao vivo os dois cantaram diversas músicas do cantor.
Mais sobre o cantor
A carreira de Gil começou no acordeon, ainda nos anos 50. Inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio, pelas procissões na porta de casa. No interior do Nordeste a sonoridade que explorava era a do sertão, até que surge João Gilberto, a bossa nova. Além disso, também Dorival Caymmi, com suas canções praieiras e o mundo litorâneo, tão diferente do mundo do sertão.
Influenciado, Gilberto Gil deixou de lado o acordeon e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica. Suas canções desde cedo retratavam seu país, e sua musicalidade tomou formas rítmicas e melódicas muito pessoais. Assim, seu primeiro LP, Louvação, lançado em 1967, concentrava sua forma particular de musicar elementos regionais, como nas conhecidas canções Louvação, Procissão, Roda e Viramundo. Músicas dessa época podem estar na live Fé na Festa, de Gilberto Gil
Em 1963, ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, Gil inicia com Caetano uma parceria. Dessa maneira, surge um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. Assim, a chamada Tropicália, ou movimento tropicalista, envolve artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé e Rogério Duprat. Além disso, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão entre outros. Este movimento gera descontentamento da ditadura vigente, que o considera nocivo à sociedade com seus gestos e criações libertárias, e acaba por exilar os parceiros.
O exílio em Londres contribui para a influência ainda maior. O cantor passa a ouvir Beatles, Jimmi Hendrix e todo o mundo pop que despontava na época. Isso fica claro na obra de Gil, que grava inclusive um disco em Londres, com canções em português e inglês.
Retorno ao Brasil
Ao retornar ao Brasil, Gil dá continuidade a uma rica produção fonográfica, que dura até os dias de hoje. São ao todo quase 60 discos e em torno de quatro milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com nove Grammys.
Entre LP’s, CD’s e DVD’s, como Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros, Gil criou uma vasta e abrangente obra musical e audio visual. Um de seus mais recentes trabalhos, Gilbertos Samba, é uma reinterpretação de canções gravadas por João Gilberto e uma homenagem do “discípulo para o mestre”. Músicas de todos estes álbuns podem estar na live Fé na Festa, de Gilberto Gil, nesta sexta-feira.
Em 2015 e 2016 celebrou com Caetano Veloso os 50 anos de carreira em um show histórico – Dois Amigos, Um Século de Música – registrado em CD e DVD. Em 2017 a Trinca de Ases (Gil, Nando Reis e Gal Costa) percorreram os palcos das principais cidades do Brasil e da Europa. Registrado também em CD e DVD. Em 2018, lançou o álbum Ok Ok OK que traz a família, a doença que experimentou e o questionamento do posicionamento que a sociedade lhe exige. O álbum foi vencedor do Grammy Latino em novembro de 2019 na categoria Melhor Albúm de Música Brasileira.
Live Fé na Festa – Gilberto Gil | Data, horário e onde assistir
Quando: Sexta-feira (26/6), a partir das 20h