LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Livraria Palavrear
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
03/07/2024, Quinta - (inicia às 17:30)
SOBRE O EVENTO
Na próxima quinta-feira (4/7), a partir das 17h30, a Livraria Palavrear, em Goiânia, recebe o lançamento do romance A União das Coreias , do escritor Luiz Gustavo Medeiros. A obra tem apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
O romance, de 152 páginas, apresenta o decorrer do dia de um homem que lida com as tensões de um emprego tedioso, os impasses amorosos, as tragédias familiares e a herança negra.
Segundo livro e primeiro romance de Luiz Gustavo, A União das Coreias destaca as temáticas e nuances literárias da nova geração da literatura de Goiás.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, o escritor já vive em Goiânia há mais de 20 anos. Inclusive, a narrativa da obra, que traz a paisagem da capital goiana inserida na história, como as ruas da cidade e as noites do Festival Bananada, além de personagens que participam da memória urbana.
“Desde o final de 2018 eu já vinha pensando em escrever um romance que tivesse como pano de fundo as eleições daquele ano. Não por inclinação política, mas como ferramenta para a criação de personagens”, destaca o autor.
Antes de escrever, Luiz Gustavo já tinha uma ideia mais ou menos nítida do personagem principal, “uma pessoa dividida, perdida, confusa e contraditória”. Ele afirma que começou a escrever o livro no início de 2020, “por volta de março ou abril, assim que a pandemia estourou no Brasil e passei a trabalhar em casa”, completa.
Resumidamente, o livro trata de temas como amor, sexo, política, abismos sociais e dilemas morais. De acordo com o autor, o título surgiu a partir da leitura da tese de doutorado em Psicologia chamada Cartas sobre o Envelhecer, de Luciana de Oliveira Pires Franco.
Composto de cartas, a pesquisadora cita um documentário chamado A vida em um Dia, que registra um determinado dia na vida de várias pessoas ao redor do mundo. Um dos relatos é de um homem que atravessa a Ásia de bicicleta sonhando com a união das Coreias.
“Gostei da imagem e achei que batizaria bem essa tentativa de captura, que é o livro, do percurso mental de um sujeito atormentado por forças contrárias em duelo constante”, explica o autor.
Luiz Gustavo afirma que sempre andou muito a pé, de bicicleta e de ônibus (não gosta de dirigir e nunca teve carro), então a paisagem urbana da cidade está muito marcada em sua memória.
Estreia na literatura
É a segunda vez que o escritor lança uma obra literária. Em 2021, Luiz Gustavo apresentou o livro de contos O Corpo Útil, publicado pela Patuá Editora, depois do original ter ganhado o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2020, organizado pela União Brasileira dos Escritores daqui de Goiás.
Além do livro, o autor tem também textos publicados em jornais, na antologia Antes de Agora, fruto de uma residência literária organizada e publicada pela Editora NegaLilu, e na antologia Terra Firme e Outras Histórias, organizada pela escritora Noemi Jaffe e publicada pela Editora Paraquedas.
“A formação de um leitor se dá a partir da conexão que ele estabelece com o que lê. Essa conexão se baseia no prazer provocado pela leitura, então acredito que toda boa literatura – infantil ou adulta – pode ter esse caráter formativo”, reitera o escritor a respeito da participação de seus livros, O Corpo Útil e A União das Coreias, no caráter formativo da literatura.
Mais sobre o autor
Luiz Gustavo Medeiros nasceu no Rio de Janeiro em 1990 e mora em Goiânia desde 2002. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Literatura pela UnB e doutorando em Estudos Literários pela UFG. Em 2021, lançou O Corpo Útil (Patuá), seu primeiro livro, cujo original conquistou o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2020.
Sua ficção foi publicada em jornais e antologias e, em 2022, foi um dos autores selecionados para a Residência Literária d’O Jardim Livraria, realizada pela NegaLilu Editora e pela Casa de Cultura Digital.
Serviço: Lançamento do livro A União das Coreias, de Luiz Gustavo Medeiros | Livraria Palavrear
Quando: Quinta-feira (4/7), às 17h30
Onde: Livraria Palavrear, Rua 232, 338, Setor Leste Universitário
Entrada: Gratuita