LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - Goiás
Local: A definir
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
18/03/2021, Sexta - (inicia às 20:00)
19/03/2021, Sábado - (inicia às 20:00)
20/03/2021, Domingo - (inicia às 20:00)
SOBRE O EVENTO
Poesias e memórias se encontram com o circo no mais novo trabalho da Catavento. “Atravessar-se” é o primeiro curta-metragem da companhia circense goiana que terá sua estreia nesta sexta-feira (19/3), às 20h, no canal do YouTube da Catavento. Ademais, o trabalho será transmitido também no sábado (20/3) e domingo (21/3), no mesmo horário. Livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina, o filme foi dirigido por Felipe Nicknig.
Além disso, a exibição também conta com uma versão com audiodescrição, no mesmo horário, no Canal do Youtube do CEBRAV (Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual). Esse trabalho encerra o projeto “Alçando Vôos”.
O curta-metragem de circo revela o caminho de uma mulher “que na travessia se forja da terra, de coragem, de medos, de angústias e memórias”. Assim, narra uma história arriscada inspirada na memória dos quintais e becos da cidade de Goiás. “Atravessar-se” tem no elenco Marina Amorim, Marialuz e participação de Helena Vilela Nicknig.
Em 2018, Marina Amorim, desenvolveu uma pesquisa inicial inspirada em Cora Coralina, como conclusão da formação na 1ª Turma do NUFAAC (Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo), projeto de formação da Catavento. Dessa maneira, sua criação foi o ponto de partida para esse filme.
O diretor do curta-metragem revela como o circo se encontra com o trabalho de Cora Coralina nesse curta-metragem. “Entre tantos aspectos e particularidades na vida e na obra de Cora Coralina, alguns nos atravessaram com mais profundidade. Cora cristalizava doces para contar estórias de um modo diferente. Como dizia, ‘Contando estórias e plantando flores’, resistiu a muitas coisas e produziu memória de mulheres. Talvez isso traduza bastante nossa trajetória e cotidiano com o circo: resistir e produzir memória”, afirma Nicknig.
Alçando Voos
O projeto de manutenção da Companhia Circense Catavento teve início em julho de 2020 e será finalizado com a estreia de “Atravessar-se”. Assim, de lá para cá, ofereceu gratuitamente seis oficinas: experimentações aéreas, iniciação às acrobacias aéreas, iniciação ao trapézio de balanço, técnicas de movimentos aéreos, criação de números circenses e técnica hipopressiva. Ademais, fizeram parte do projeto 24 encontros, do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Circo, que tiveram início em 2020.
Serviço: Companhia circense catavento estreia o curta-metragem “Atravessar-se”
Quando: 19, 20 e 21 de março
Horário: 20h
Exibição: Canal do YouTube da Companhia Catavento | Transmissão com audiodescrição no Canal do Youtube do CEBRAV
Classificação indicativa: Livre