LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
16/04/2021, Sábado - (inicia às 19:00)
SOBRE O EVENTO
O Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC) realiza uma atividade junto ao público neste final de semana. Assim, o projeto, realizado pela Cia Catavento, oferecerá, neste sábado (17/4), às 19h, um cine-debate sobre o filme “Betão Ronca Ferro”, de Mazzaropi. O filme está disponível no canal do YouTube do Museu do Mazzaropi e o debate sobre o trabalho será mediado por Gabriel Coelho via Google Meet. O link para participação do debate está disponível no site e redes sociais da Companhia Catavento.
O filme conta a história de Betão (Mazzaropi), que é empregado de um circo pobre. Ele passa a ter seu trabalho ameaçado depois de sua filha se casar e deixar o mundo dos espetáculos. Dessa maneira, um enredo divertido e reflexivo é construído a partir dessa narrativa. Gabriel Coelho, que mediará o debate e fez a curadoria deste cine-debate, relembra que Mazzaropi, um dos primeiros fazedores de cinema e televisão no Brasil, se aproveitou da linguagem popular do circo brasileiro para construir dramaturgia cinematográfica. Assim, estes elementos serão observados e discutidos no sábado.
Felipe Nicknig, diretor da Cia Catavento, indica que os cine-debates, como o do filme de Mazzaropi, são oportunidades de oferecer uma experiência de formação mais completa a quem está dedicado à carreira de artista circense. “Através do cine-debate temos a oportunidade de colocar esses estudantes em contato em diferentes perspectivas estéticas e políticas do circo. É um momento de provocá-los e pensar fora da caixinha”, comenta.
NUFAAC
Os cine-debates são parte das atividades oferecidas pelo NUFAAC ao público geral. Além disso, contempla seminários de formação. O primeiro cine-debate foi realizado no dia 21 de março, com a exibição do filme “O acaso”, mediado por Felipe Nicknig.
O Núcleo selecionou onze artistas para formação em 2021, integrando, assim, a terceira turma do NUFAAC, depois de experiências em 2017 e 2018. Assim, os alunos recebem curso de formação e terão estágios com os professores Roman Fedin e Helder Vilela. O público geral ainda poderá participar da mostra “Fora do Eixo”, prevista para o segundo semestre deste ano. O projeto chega aos alunos de escolas públicas oferecendo oficinas de iniciação circense. Essas oficinas também serão oferecidas para crianças e adolescentes com deficiência visual e auditiva.
Cia Catavento
A Catavento Companhia Circense se ocupa com o trabalho de investigação, formação, experimentação e criação orientadas pelas perguntas que compõem o atual cenário do artista de circo.
A companhia já realizou mais de 30 workshops de aéreos dinâmicos por todo o país, além de apresentar desde 2013, espetáculos de final de ano com alunos e alunas que passaram por formação. Dessa forma, entre os trabalhos da companhia, destaca-se a 1ª Mostra Fora do Eixo, com 13 apresentações idealizadas pelos alunos formandos da primeira turma do NUFAAC, em 2018. O trabalho já rendeu um Troféu Buriti, concedido pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia em 2018 e um Troféu Jaburu, pelo Conselho Estadual de Cultura e Casa Civil, em 2019.
Serviço: Cine-debate sobre o filme “Betão Ronca Ferro”, de Mazzaropi
Quando: Sábado, 17 de abril
Horário: 19h
Debate: Via Google Meet – link disponível em www.ciacatavento.com.br
Assista o filme em: Canal do YouTube do Museu Mazzaropi