LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Centro Cultural Marieta Telles Machado
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
18/12/2019, Quinta - (inicia às 15:00)
SOBRE O EVENTO
No dia 19 de dezembro, a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo promove um encontro com o escritor, editor literário, redator publicitário e jornalista, Ademar de Queiroz. Assim, na oportunidade, o escritor vai dialogar com o público sobre os minicontos do seu livro “O Baú do Menino Deus”, publicado pela NegaLilu Editora (GO). Dessa forma, o encontro é aberto ao público e começa às 15h.
O livro “O Baú do Menino Deus” foi impresso em tinta e em Braille, por meio de serigrafia. Assim, de acordo com a coordenadora da Biblioteca Braille, Maria Eunice Soares Barbosa, a iniciativa do autor e da editora promove a inclusão. “Um livro que carrega as duas linguagens possibilita que uma pessoa que enxerga leia junto com uma pessoa que não enxerga. A obra pode estar numa biblioteca comum e ser usada por todos. Isso é o que chamamos de literatura inclusiva”, afirma. Dessa forma, para ela, livros como esse oportunizam a inclusão social e cultural.
Ademar de Queiroz conta que a infância e a memória são os fios condutores das narrativas dos minicontos do “O Baú do Menino Deus”. Além disso, sobre a impressão em Braille, o autor afirma que optou por utilizar a serigrafia. Assim, as células Braille estão em relevo pela sobreposição de verniz no papel. Dessa forma, o projeto gráfico de todo o livro dialoga com a forma da escrita em Braille, desde a capa ao espiral e as ilustrações.
A diretora e coordenadora editorial da Nega Lilu Editora, Larissa Mundim, afirma que “O baú do Menino Deus” segue a política de inclusão e acessibilidade da empresa. “Desde 2017, a NegaLilu vem publicando audiolivros, publicações eletrônicas e agora experimentamos o Braille, por meio da serigrafia”, conta. “A acessibilidade, a inclusão e a diversidade são pilares de nossa política de publicação”, diz.
Convite da Biblioteca Braille
Para esse bate papo com o escritor Ademar de Queiroz e com Larissa Mundim, a Biblioteca Braille convida todos os que apreciam literatura e aqueles que gostariam de conhecer os minicontos de “O Baú do Menino Deus”. “Esse é um evento de inclusão, o que significa que queremos trazer o público que já frequenta nossa Biblioteca, mas também as pessoas de visão normal”, enfatiza a coordenadora da unidade, Maria Eunice.
A Tarde Cultural da Biblioteca Braille é uma atividade de promoção de inclusão literária, cultural e social.
O autor
Ademar de Queiroz é natural de Santa Helena, no interior de Goiás. Desde muito cedo, se encantou com a literatura pelas obras de Monteiro Lobato, Maria José Dupré e José Mauro de Vasconcelos. Além disso, Rachel de Queiroz, Erico Veríssimo, Machado de Assis, entre muitos outros.
Chegou a estudar Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas se descobriu na Comunicação Social. Trabalhou na publicidade, fundou um blog de cinema (Cine Dema(i)s). Além disso, outro para falar sobre lembranças, sentimentos e valores a partir de trechos de canções do compositor Chico Buarque de Holanda (Buarqueando).
Em 2015, Ademar de Queiroz passou a escrever breves histórias com, no máximo, 140 caracteres, no Twitter (@DemasMinicontos). Nasceram, ali, seu minicontos, que unem a mistura da criatividade e da concisão, ferramentas com as quais lidava há 20 anos, desde que começou a trabalhar com redação publicitária. Com esse canal, ele conquistou o 1º lugar na votação popular do Prêmio Top Blog, um concurso que seleciona, recomenda e reconhece as melhores iniciativas de produção de conteúdo independente no Brasil em ambiente digital.
A partir desse reconhecimento e da satisfação de dialogar com o leitor por meio de narrativas curtas, nasceu o desejo de reunir os minicontos em um livro. Começou ali a trajetória de “O baú do Menino Deus”.
SERVIÇO
Tarde Cultural da Biblioteca Braille com o escritor Ademar de Queiroz
Quando: 19 de dezembro de 2019
Horário: Às 15 horas
Local: Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo – Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Cívica, nº 2 – Centro