LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Centro Cultural UFG
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
19/05/2024, Segunda - (inicia às 19:00)
20/05/2024, Terça - (inicia às 19:00)
21/05/2024, Quarta - (inicia às 14:00)
SOBRE O EVENTO
A performance interativa Ancestrais, a Benção celebra a ancestralidade indígena, africana e negra, por meio “dos conhecimentos das avós, com reflexão sobre as histórias, tradições e legados”. A peça fica em cartaz do dia 20 a 22 de maio, às 14h e às 19h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), no Setor Leste Universitário, em Goiânia.
A apresentação é um trabalho que reúne dança, audiovisual, poesia e música. Segundo as produtoras, “evoca o encontro das águas de diferentes territórios, no simbolismo de estar no Cerrado, que é o coração das águas do Brasil”
Inclusibe, a “Bênção” é adotada sem acento, como construção poética, inspirada nas mais velhas das comunidades, como forma de descolonizar a expressão. A performance é estrelada por mulheres negras e indígenas. Todas são performes. Mas algumas, ainda, atuam nos bastidores.
São elas: Roberta Rox, criação e roteiro; Anaquiri (Mirna Kambeba Omágua Yetê Anaquiri), direção geral; Daya Gomes, direção de arte; Evelin Cristina Tupinambá, assistente de direção; Hariel Revignet, cenografia . Também compõem o elenco Flávia Honorato; atriz e Nina Soldera; cantora e atriz. Alexandre Augusto assina a produção executiva.
Outro enfoque que o ato apresenta é a importância da retomada das práticas ancestrais para restabelecer a saúde com o uso das folhas, das ervas, das flores, do barro, da água, e das práticas de cuidados individuais e coletivos.
“Definimos que o espetáculo é um ritual performativo. Ancestrais, a Benção é uma homenagem às nossas mais velhas, uma homenagem à memória delas”, define Roberta.
No processo criativo, a performance foi construída por meio das vivências com a água, a partir da Terapia Aguar.me, conduzida pela terapeuta corporal Luciana Celestino.
Além disso, das experiências com as mais velhas do Quilombo Kalunga, Engenho 2, em Cavalcante; e, em Goiânia, vivência com os povos indígenas, onde as performers receberam bênçãos dos anciões e degustaram comida indígena.
O projeto fará três apresentações, sendo uma delas voltada para o público das escolas públicas, às 14h. Para ampliar a comunicação com o expectador, “Ancestrais, a Benção”, terá uma equipe de acessibilidade de audiodescrição,tradução de libras e alguns recursos de sensibilização, para as pessoas que não enxergam.
“Ancestrais, a Benção” é um projeto contemplado pelo edital 16/2023 – Arte em Criação em Goiás, da lei federal Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
Serviço: Performance Ancestral, a Benção | CCUFG – Goiânia
Onde: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, no Setor Leste Universitário, Avenida Universitária, 1533, Goiânia.
Quando: 20 e 21 de maio às 19 horas e 22 de maio às 14 horas.
Entrada: Gratuita (classificação livre) | Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural da UFG com 30 minutos de antecedência do espetáculo)
*Haverá uma equipe de acessibilidade de audiodescrição, tradução de libras e alguns recursos de sensibilização para as pessoas que não enxergam.