LOCALIZAÇÃO
Cidade: Goiânia - GO
Local: Goiânia
COMO CHEGAR
CALENDÁRIO DO EVENTO
04/09/2020, Sábado - (inicia às 16:00)
11/09/2020, Sábado - (inicia às 16:00)
SOBRE O EVENTO
A 3ª REAU (Rodada de Estudos Audiovisuais) exibe, aos sábados (até 12 de setembro), a mostra REAU Acessível, com tradução em libras, audiodescrição e/ou legendas para surdos e ensurdecidos, em obras realizadas pelos ministrantes de alguns dos cinco cursos da rodada. Assim, as próximas sessões serão com os filmes Deixa na Régua (Emílio Domingos, 2016, 73 min – em 29 de agosto) e Casa (Letícia Simões, 2019, 94 min – em 5 de setembro). Além disso, Angeli 24 horas (Beth Formaggini, 2007, 25 min – em 12 de setembro). Dessa forma, os interessados podem, até a data da sessão, solicitar os links dos filmes pelo site.
Desenvolvido pela produtora goiana Nonanuvem Filmes, o projeto promove encontros com cinco realizadoras(es) e pesquisadoras(es) do audiovisual. A ênfase é no cinema brasileiro, cujas obras vêm se destacando e influenciando o pensamento contemporâneo.
Toda a rodada será gratuita e on-line, com sessões e mostras especiais (Cinema Essencial, REAU Acessível e Mostra Memórias para Uso Diário – O Cinema de Beth Formaggini). Além disso, há bate-papos sobre os filmes dos ministrantes, disponíveis para os alunos sempre no final de semana anterior ao início de cada módulo.
Programação da REAU
No dia 29 de agosto, com tradução em libras, estará disponível o documentário “Deixa na Régua”. O filme revela os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios como os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Assim, como ponto de encontro dos jovens, os “barbeiros” se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.
O documentário “Casa”, que será exibido no dia 5 de setembro, estará disponível com tradução em libras, audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE). Com enfoque na relação da diretora com sua mãe e avó, o filme conta com inúmeras imagens de arquivo da família. Ademais, cenas que refletem a realidade de muitas pessoas que convivem com diferentes pensamentos e percepções de vida.
“Angeli 24 horas”, filme sobre o cartunista Angeli e as transformações em sua obra, poderá ser conferido no dia 12 de setembro, com audiodescrição. O documentário é centrado na obsessão de Angeli pelo trabalho e na crise entre ser um artista da cultura pop, produzindo diariamente novas charges e tirinhas para várias mídias, e ao mesmo tempo exigindo de si mesmo radicalidade e capacidade de se renovar.
Módulos
Os cursos oferecidos nesta terceira rodada são “O roteiro no documentário”, com a diretora e roteirista baiana Letícia Simões; “A prática no documentário – o processo de filmagem da trilogia do corpo”, com o documentarista carioca Emílio Domingos, e “Narrativas de si no cinema – o olhar prismático da memória”, com a pesquisadora Carla Milani Damião (inscrições até 30 de agosto).
Além disso, “A imagem em regime adversativo”, com o cineasta pernambucano Marcelo Pedroso (inscrições até 6 de setembro), e “As linguagens do documentário”, com a realizadora carioca Beth Formaggini (inscrições até 13 de setembro).
As inscrições ainda abertas são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.cinemareau.com/ . Cada curso tem carga horária de 20 horas-aula, com emissão de certificados, e 50 vagas em cada módulo, entre estudantes e profissionais de comunicação, cinema e audiovisual, além de demais interessados.