O Projeto de Lei Complementar 19/2023, que trata do Programa Centraliza da Prefeitura de Goiânia, foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de Goiânia, no dia 28 de maio. O programa tem como objetivo requalificar o Centro da capital “de maneira global”, explica o texto.
“Entre as ações previstas, está a criação de um Projeto de Lei para conceder benefícios fiscais tanto para moradores, quanto para comerciantes e investidores que escolherem instalar seus negócios na região”, afirma o secretário de finanças do município, Vinicius Henrique Alves, em referência às ações de revitalização e manutenção do setor.
Mais sobre o Programa Centraliza
De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Goiânia (Secom), os trabalhos são realizados na região desde o início do ano de 2024. Até o momento, foram trocadas 1.472 lâmpadas (51,29%), do total de 2.870.
Ainda segundo a prefeitura, mais de 500 quilômetros de asfalto foram restaurados, além da retirada de fios mortos dos postes e a substituição de todos os abrigos de ônibus localizados no “Manto de Nossa Senhora”, que engloba as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, por equipamentos novos.
Além disso, serviços de zeladoria, como poda de árvores, varrição, manutenção e instalação de equipamentos mobiliários, como pergolados, bancos, mesas e lixeiras, foram iniciados.
Para o secretário de Finanças, a aprovação do projeto pelos vereadores é a confirmação “da potência que é o Centraliza”.
“Ele ultrapassa os limites de uma única gestão. É um projeto de governo. Aprová-lo é fazer um bem imensurável às próximas gerações, que poderão experimentar um Centro vivo, pujante social e economicamente”, complementa.
A matéria segue agora para análise na Comissão de Finanças, antes da última votação em plenário da Câmara dos Vereadores.