A circulação de veículos nas avenidas T-10 e T-55, no Setor Bueno, em Goiânia, passou por mudanças com a implantação de um novo sistema binário.
As duas vias agora operam em sentido único, o que altera rotas, estacionamentos e a dinâmica do trânsito em uma das regiões mais movimentadas da capital.
Avenidas T-10 e T-55 em Goiânia
Com a nova configuração, a Avenida T-10 passa a funcionar em sentido único da Avenida T-3 em direção à Avenida 85. Já a Avenida T-55 opera no sentido contrário, da Avenida 85 em direção à Avenida T-3. A mudança transformou os dois corredores em vias com quatro faixas livres de circulação em cada sentido.
A reorganização também inclui sincronização semafórica por meio do sistema conhecido como Onda Verde. Na prática, motoristas que mantiverem a velocidade regulamentada encontrarão uma sequência maior de semáforos abertos ao longo do percurso. Na T-55, a sincronização foi integrada ao corredor da Avenida 136.
Uma das principais alterações ocorre no cruzamento entre as avenidas T-55 e T-30. O local passou a operar com um modelo de circulação conhecido como “mão inglesa”, em que os fluxos são divididos para reduzir conflitos e melhorar a passagem dos veículos.
Com a mudança, os motoristas que desejam acessar a Avenida T-30 devem seguir pelo lado direito da rotatória. Já aqueles que continuam pela T-55 em direção à Avenida T-3 utilizam o lado esquerdo.

Conversão livre e mudanças para pedestres
Outra alteração foi a implantação da conversão livre à direita para quem trafega pela Avenida T-3 e deseja acessar a T-10. O objetivo é eliminar a necessidade de parada em determinados momentos, facilitando o fluxo de veículos.
Para os pedestres, houve revitalização das faixas de travessia nos principais cruzamentos das avenidas T-10, T-55 e T-3. Também foi instalada uma ilha de proteção na T-10, próxima ao ponto de conversão à direita.
O espaço permite que a travessia seja feita em duas etapas: o pedestre atravessa uma parte da avenida, aguarda em segurança na ilha e conclui o percurso quando houver condições adequadas.
Como ficam os estacionamentos
As mudanças também trouxeram novas restrições de parada e estacionamento em alguns trechos da região.
Confira as regras:
- Avenida T-55: proibido parar e estacionar em toda a extensão da via;
- Avenida T-30: proibido parar e estacionar no lado direito;
- Avenida T-3 (entre a T-55 e a T-10): proibido parar e estacionar no lado esquerdo;
- Avenida T-10: estacionamento proibido apenas na primeira quadra entre a T-3 e a T-2. A partir da Avenida T-2, o estacionamento continua permitido nos dois lados da pista.





