Goiás deve enfrentar mais uma semana de instabilidade, com risco de tempestades, rajadas de vento e chuva volumosa.
A previsão é de que os efeitos de um ciclone extratropical em formação no Sul do país, associado a uma frente fria, aumentem as ocorrências de tempo severo entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2025.
O sistema meteorológico se desenvolve entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, e embora o ciclone não avance sobre o Centro-Oeste, seus impactos, especialmente as rajadas de vento e a formação de nuvens carregadas, devem ser sentidos em toda a faixa centro-sul do país.
A pressão atmosférica no centro do ciclone pode ficar abaixo de 1000 hPa, condição considerada perigosa e que favorece ventos fortes e tempestades.
As nuvens comuns nesses eventos podem provocar chuva forte em curto período, descargas elétricas, rajadas intensas e até granizo. Alguns desses sistemas são capazes de produzir ventos próximos de 100 km/h, além de fenômenos severos como microexplosões e tornados.

Previsão de tempestades em Goiás
Em Goiás, as chuvas intensas observadas nos últimos dias devem continuar, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Apesar da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perder força, a combinação entre calor e alta umidade manterá o padrão de instabilidade.
A previsão do Cimehgo indica que o ciclone no Sul pode intensificar os ventos no estado, sobretudo nas regiões sul e sudeste goianas, entre terça (9) e quarta-feira (10). Há alerta para rajadas acima de 60 km/h, além de chuvas que podem superar 50 mm por dia e grande incidência de raios.
O órgão destaca que dezembro historicamente registra episódios de chuva forte e tempestades, e o cenário deve se manter ao longo do mês. A orientação é evitar áreas suscetíveis a alagamentos, especialmente em Goiânia, como a Marginal Botafogo e Avenida 87.





