A fiscalização de trânsito em Goiânia registrou mais de 3 mil autuações por irregularidades relacionadas ao uso indevido de calçadas durante o mês de novembro.
Os dados fazem parte do balanço da Operação Calçada Segura, realizada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), com foco na proteção de pedestres e na preservação dos passeios públicos.
Operação Calçada Segura

Segundo o levantamento, foram feitas 40 remoções de veículos estacionados de forma irregular sobre as calçadas. Além disso, os agentes aplicaram 2.803 autuações por estacionamento no passeio, 197 por circulação de veículos sobre a calçada, 95 por obstrução de guia rebaixada, como entradas de garagem e 39 por parada irregular nesses espaços.
De acordo com a gerência de Fiscalização de Trânsito da SET, as abordagens evidenciam um problema recorrente no cotidiano urbano, sendo o uso das calçadas como área de estacionamento.
Durante a operação, um dos trechos mais críticos identificados foi a Avenida 87, especialmente nas proximidades de uma clínica médica.
Cidades: Carro fica submerso em alagamento e motorista fica ilhado na Marginal Botafogo

Conforme a fiscalização, a ocupação frequente do passeio por veículos tem causado danos à estrutura da calçada e dificultado a circulação em um ponto de grande fluxo de pedestres e transporte coletivo.
As ações de fiscalização seguem ocorrendo em diferentes regiões da capital, com apoio de câmeras de videomonitoramento. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo WhatsApp da SET, no número (62) 3524-4620.



