A Polícia Civil de Goiás cumpriu nesta terça-feira (2) mandados como parte da Operação Parasita, investigação que apura o desvio e a revenda irregular de computadores da Secretaria da Economia.
A ação foi conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), em parceria com o próprio órgão estadual.
Desvio e revenda irregular de computadores da Secretaria da Economia

Com a investigação, a Polícia Civil apurou que o esquema seria comandado por um ex-terceirizado da Secretaria, com apoio de outros prestadores de serviço e de uma rede de receptadores.
Ao todo foram executados 15 mandados de busca e apreensão e oito de prisão, entre temporárias e preventivas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e em outros três estados.
As investigações apontam que mais de 100 computadores e monitores foram desviados e vendidos por valores muito abaixo do mercado a empresários do ramo de informática, que posteriormente repassavam os equipamentos.

O desvio veio à tona em abril de 2025, quando a própria Secretaria da Economia identificou as irregularidades, desligou os envolvidos e enviou o caso à Polícia Civil. Conforme a corporação, parte dos equipamentos foram recuperados.
Com a operação, as Polícias Civis do Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais prestaram apoio à operação. Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa foi detida em flagrante por receptação na capital goiana.
A investigação continua em andamento, com desdobramentos acompanhados pelas forças policiais de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal.
O portal entrou em contato com a Secretaria da Economia para um posicionamento sobre a operação, mas até o momento não obteve retorno.




