Começa nesta terça-feira (18) o período de realização e atualização do cadastro antecipado para interessados em ingressar na rede municipal de ensino de Goiânia em 2026.
A etapa é obrigatória para quem deseja disputar vagas nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).
Como fazer o cadastro antecipado
O procedimento pode ser feito de forma online, pelo site da Secretaria Municipal de Educação (SME), ou presencialmente em uma das unidades da Central de Vagas, distribuídas nas cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
De acordo com a prefeitura, o cadastro deve ser concluído antes das datas de solicitação de vagas, marcadas para 5 de janeiro (escolas) e 6 de janeiro (Educação Infantil – de 6 meses a 5 anos e 11 meses).
A SME reforça que famílias que já realizaram o cadastro para 2025, mas ainda aguardam vaga, devem atualizar os dados, já que a fila de espera é zerada ao fim do ano.
No dia 16 de janeiro, a secretaria irá divulgar a lista com crianças inicialmente encaminhadas para unidades da Educação Infantil. Os responsáveis terão dez dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na unidade indicada.

Passo a passo
O cadastro é iniciado pelo preenchimento de um formulário disponível na área “E-Matrícula”, no portal da SME. As famílias precisam informar dados pessoais dos estudantes e indicar se fazem parte de grupos prioritários previstos na Portaria nº 549/2023, que reserva 50% das vagas para determinados perfis.
Passo 1 – Dados do estudante e do responsável
O formulário solicita informações básicas da criança, como:
- CPF
- Número do cartão SUS
- Telefones de contato
- Endereço com CEP
Além disso, é necessário preencher dados do responsável, incluindo nome, CPF, telefone e grau de parentesco.
Passo 2 – Situação de trabalho para prioridade
Nesta etapa, o responsável deve selecionar uma das opções de vínculo profissional da mãe, que pode garantir prioridade na destinação das vagas:
- Trabalhadora autônoma com comprovação por INSS ou declaração atualizada
- Trabalhadora com carteira assinada ou contracheque
- Beneficiária do BPC, comprovado por extrato do INSS e cartão
- Não trabalhadora ou sem possibilidade de comprovação
É permitido anexar até cinco documentos para comprovação.
Passo 3 – Dados socioeconômicos
O último passo inclui informações sobre renda, tipo de moradia, energia elétrica, abastecimento de água, coleta de lixo e acesso à internet. Após confirmar o termo de aceite, o sistema gera um número de protocolo.
Para beneficiários do Bolsa Família/Auxílio Brasil, caso não haja validação automática, será necessário confirmar as informações presencialmente em uma das CREs antes da pré-matrícula. Famílias que recebem BPC também devem validar os dados presencialmente.

Onde confirmar informações em caso de prioridade
A confirmação deve ser feita nas unidades da Central de Vagas, localizadas nas seguintes CREs:
- CRE Brasil de Ramos Caiado
Rua Professor Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim - CRE Central
Rua 227-A, nº331 – Setor Leste Universitário - CRE Jarbas Jayme
Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste - CRE Maria Helena Batista Bretas
Avenida Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães - CRE Maria Thomé Neto
Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça




