Neste domingo (16), 166.761 estudantes goianos voltam aos locais de prova para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Nesta etapa, os participantes enfrentam 90 questões das áreas de matemática e ciências da natureza, encerrando a edição deste ano. No primeiro dia, realizado em 9 de novembro, os candidatos responderam perguntas de linguagens, ciências humanas e produziram uma redação sobre “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O que levar para o segundo dia de provas
Para acessar a sala de aplicação, o estudante deve apresentar um documento oficial com foto e o cartão de confirmação da inscrição. A caneta esferográfica transparente de tinta preta também é obrigatória.
Assim como no primeiro dia, o Inep permite a apresentação de documentos digitais, desde que dentro dos aplicativos oficiais. São eles: e-Título, CNH Digital e RG Digital.
Também é permitido levar lanches e água em garrafa transparente e sem rótulo. Os alimentos passam por vistoria do chefe de sala antes do início da prova.

Regras de segurança e objetos proibidos
Assim como em todas as edições do Enem, equipamentos eletrônicos, como celular, smartwatch, fones de ouvido e qualquer outro dispositivo, devem ser entregues desligados e lacrados no envelope porta-objetos distribuído na entrada. Óculos escuros e acessórios de cabeça também precisam ser guardados. O uso de qualquer aparelho eletrônico durante a aplicação leva à eliminação imediata.
Itens como bebidas alcoólicas, cigarros comuns ou eletrônicos e substâncias proibidas são vetados nos locais de prova.
Perfil dos inscritos em Goiás
Dados do Inep mostram que a maioria dos participantes no estado é formada por mulheres, que representam 59% das inscrições, enquanto 40% são homens. A faixa etária mais recorrente é a de 17 anos, com mais de 45 mil inscritos, seguida pelos candidatos de 18 anos.
Quanto à escolaridade, 72.702 estudantes estão no último ano do Ensino Médio, enquanto 48.844 já concluíram essa etapa.
O Inep também divulgou o balanço preliminar do primeiro dia de aplicação. Em 9 de novembro, a taxa de abstenção chegou a 27% entre os 4.811.338 inscritos confirmados. O percentual específico de Goiás ainda não foi informado.





