Goiás encerrou outubro de 2025 com o menor número de homicídios desde o início da série histórica, em 2016.
De acordo com dados do Observatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados 57 casos no mês, resultado que representa uma redução de 77,7% em comparação com outubro de 2016, quando ocorreram 256 homicídios, o maior índice mensal já contabilizado.
Homicídios em Goiás

Até 2018, o estado registrava sucessivos recordes de mortes violentas, chegando a 2.272 homicídios em 2017, o maior total anual da série. Em 2016, meses como abril e dezembro ultrapassaram 230 ocorrências, encerrando o ano com mais de 2 mil mortes.
A partir de 2019, os indicadores começaram a cair de forma contínua. Segundo o sistema Qlik Sense (RAI), a redução está associada à reestruturação do sistema prisional, à expansão do efetivo policial e a novas estratégias de policiamento e repressão ao crime. Em 2024, o estado já havia atingido o menor número anual da série, com 960 homicídios.
Os especialistas apontam que o resultado de 2025 reflete a integração entre as forças de segurança e o aumento de investimentos na área, além do uso mais intenso de tecnologia e inteligência policial.
“A segurança é hoje a principal preocupação do brasileiro e, desde 2019 Goiás passou por uma transformação completa, que permitiu a redução da criminalidade a números nunca antes vistos. Segurança pública é governabilidade. Ela irradia em todas as outras áreas”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Os dados oficiais incluem os casos de feminicídio dentro do total de homicídios, conforme metodologia da Secretaria de Segurança Pública. O levantamento foi atualizado em 3 de novembro.




