A primeira semana de novembro começou com tempo instável em Goiás. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de chuvas intensas foi estendido para todo o território goiano após as fortes precipitações registradas desde o domingo (2).
A previsão é de que as pancadas de chuva continuem de forma intermitente ao longo da semana, especialmente durante as tardes e noites. O alerta é válido para todos os municípios goianos.
Goiás tem alerta de chuvas intensas
Segundo o Inmet, há dois níveis de alerta vigentes. O alerta amarelo, de perigo potencial, indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ventos de 40 a 60 km/h e risco baixo de cortes de energia, quedas de galhos e alagamentos pontuais.
Já o alerta laranja, de perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h e risco de granizo, descargas elétricas e alagamentos. Ambos os avisos são válidos entre 10h desta segunda-feira (3) e 10h de terça-feira (4).

O Cimehgo reforçou que o cenário é resultado do forte fluxo de umidade na atmosfera, que facilita a formação de nuvens carregadas. As tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo, com potencial para causar estragos localizados, conforme o boletim.
Mesmo com as chuvas, as temperaturas continuam elevadas em todo o estado, com leve queda de 2 a 3 °C em relação ao fim de semana.
Com o retorno das chuvas, a umidade relativa do ar, que esteve em níveis críticos nos últimos meses, volta a subir e pode atingir até 90% em algumas localidades.
As orientações incluem evitar abrigo sob árvores ou placas de propaganda, não estacionar veículos próximos a torres de energia e manter-se afastado de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as descargas elétricas. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).





