Goiás está com inscrições para o novo edital do Pró-Goiás Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento que vai contemplar 480 novos atletas em 2025.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), oferece 450 bolsas na categoria Goiás Social e 30 na categoria Internacional.
Inscrições para Pró-Goiás Atleta

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro no site Pro-Atleta. Podem se inscrever atletas do desporto e paradesporto, de modalidades individuais ou coletivas, que estejam vinculados a uma entidade esportiva, como federações ou associações.
Na categoria Goiás Social, o valor mensal da bolsa é de R$ 500, voltada a jovens atletas em situação de vulnerabilidade social que já participam de competições esportivas. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, o objetivo é unir alto rendimento e inclusão.
“É uma política voltada para o esporte de alto rendimento, mas também tem um viés de promoção social”, destacou.
Já a categoria Internacional oferece 30 bolsas no valor de R$ 2.100 por mês, destinadas a atletas goianos que participam de competições fora do Brasil. Guerra explica que a nova modalidade busca fortalecer o desempenho de atletas com potencial olímpico e paralímpico.
“Temos potencial humano para formar mais atletas olímpicos e paralímpicos em Goiás, e estamos mirando o próximo ciclo dos Jogos de Los Angeles, em 2028”, afirmou.
Entre os nomes que pretendem se inscrever está Ádria Jesus, campeã mundial e medalhista paralímpica pela seleção brasileira de vôlei sentado. Atualmente contemplada na categoria Nacional, ela vê na nova bolsa uma oportunidade de impulsionar sua preparação.
“Fiquei muito feliz com essa novidade. Temos várias competições até as Paralimpíadas de Los Angeles e, se for contemplada, esse apoio fará toda diferença nesse ciclo”, contou.
As categorias Estadual e Nacional do programa tiveram os valores reajustados em 100% em julho e já estão com todas as vagas preenchidas para 2025. As bolsas do Pró-Goiás Atleta podem ser utilizadas para cobrir despesas com alimentação, saúde, transporte, inscrições, capacitação esportiva e aquisição de materiais.





