A extensão universitária é uma das bases essenciais do ensino superior no Brasil, pois promove a integração entre o conhecimento acadêmico e as necessidades da sociedade.
Por meio dessas ações, as instituições de ensino fortalecem a formação cidadã e crítica dos estudantes e contribuem para o desenvolvimento e transformação das comunidades locais.
Com esse compromisso social, a Universidade de Rio Verde (UniRV) realiza uma série de atividades extensionistas que reforçam sua presença na comunidade e impulsionam o desenvolvimento sustentável, unindo educação, ciência e inclusão social.
Entre essas iniciativas está o Programa Conexão UniRV, que oferece diversos atendimentos gratuitos à população e tem se destacado pelos resultados positivos alcançados.

A relevância do programa foi reconhecida nacionalmente ao integrar a publicação “Extensão em Rede e Agenda ODS: possibilidades e desafios”, um e-book que reúne experiências bem-sucedidas de universidades brasileiras alinhadas à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O capítulo 1 do livro, intitulado “Ações extensionistas da Universidade de Rio Verde e sua contribuição com a Agenda 2030: uma análise do Conexão UniRV”, apresenta o projeto criado em 2022 com o objetivo de levar os serviços e saberes produzidos dentro da Universidade para diferentes regiões de Rio Verde.
O programa, de caráter intersetorial e interdisciplinar, é realizado anualmente e conta com a participação de todas as faculdades da instituição. Ele oferece oficinas, orientações, atendimentos, atividades culturais e educativas, criando um elo direto entre a Universidade e a população.
Além de cumprir seu papel social, o Conexão UniRV também atende à Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação, que regulamenta a curricularização da extensão universitária, e está diretamente alinhado aos ODS da ONU.
O capítulo foi escrito pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor Marcos Marcondes de Godoy; pelo Reitor, professor Alberto Barella Netto; pelo professor Gilmar Oliveira Santos; e pela Pós-doutora em Extensão da Capes, Patrícia Oliveira da Silva. Clique e acesse gratuitamente o e-book.