Uma servidora do Centro de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS) Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, foi presa em flagrante na quinta-feira (16) suspeita de cobrar pagamento via PIX para liberar um exame que deveria ser gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu após uma paciente denunciar que a funcionária havia solicitado um valor para viabilizar o procedimento.
Servidora suspeita de cobrar PIX para exame no SUS
A mulher relatou que procurou a unidade para realizar um exame médico, mas foi informada pela servidora sobre a falta de vagas. No dia seguinte, a paciente recebeu mensagens da servidora por meio do aplicativo WhatsApp, informando que havia conseguido o encaixe, mas condicionando o atendimento ao pagamento de um PIX, com valor correspondente à metade do preço cobrado por um laboratório particular.
Desconfiada da cobrança, a paciente voltou ao CAIS para buscar esclarecimentos. No local, a servidora manteve a exigência do pagamento e se recusou a liberar o exame sem o depósito. Diante da situação, a vítima acionou a Polícia Militar, que foi até a unidade e analisou as conversas apresentadas como prova.

Durante a abordagem, a servidora confessou ter solicitado o PIX e confirmou o teor das mensagens trocadas com a paciente. Ela foi conduzida à Central Geral de Flagrantes de Aparecida de Goiânia e autuada em flagrante por concussão, crime previsto no artigo 316 do Código Penal, que consiste em exigir vantagem indevida em razão da função pública.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida informou que, assim que tomou conhecimento do caso, determinou a demissão imediata da servidora e abriu um procedimento interno para apurar a conduta.
O órgão também destacou que está colaborando com as investigações e reforçou que o atendimento oferecido pelo SUS é gratuito e não pode estar sujeito a qualquer tipo de cobrança. O caso segue sob investigação das autoridades competentes.