Um homem de 37 anos está internado em um hospital particular de Goiânia com suspeita de intoxicação por metanol, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Rasivel dos Reis, nesta terça-feira (14).
O paciente foi hospitalizado na segunda-feira (13), após ingerir bebida alcoólica. O caso está sob investigação e é o único em análise atualmente em Goiás.
Dos outros oito casos suspeitos registrados em Goiás, três foram descartados e cinco excluídos após as investigações. Os descartados são aqueles em que os pacientes apresentaram sintomas compatíveis, mas os exames não confirmaram a presença de metanol. Já os casos excluídos são os que não atenderam aos critérios clínicos para suspeita.

Os casos descartados incluem o de um homem de 20 anos, de Formosa, que apresentou sintomas de embriaguez e descolamento visual, mas se recuperou após hidratação e recebeu alta; o de um homem de 47 anos, de Padre Bernardo, que foi inicialmente atendido em Brasília com suspeita de AVC, diagnóstico posteriormente confirmado, descartando a intoxicação por metanol; e o de uma mulher de 25 anos, de Itapaci, que passou por hemodiálise, apresentou boa recuperação e também teve resultado negativo para a substância.
De acordo com o secretário, a atuação preventiva das autoridades estaduais tem sido fundamental para evitar o aumento de casos suspeitos no estado.
“Atuando a Secretaria de Segurança Pública, com o Procon, a Polícia Técnico-Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar e as Vigilâncias Sanitárias, a gente conseguiu ter quase nenhum caso suspeito. Tivemos apenas nove casos suspeitos e muitos estabelecimentos vistoriados”, destacou Rasivel.
- Metanol em bebidas: Caiado determina inspeção em distribuidoras em Goiás
Casos de intoxicação por metanol no Brasil
Em todo o país, 32 casos de intoxicação por metanol foram confirmados, resultando em cinco mortes, segundo o balanço do Ministério da Saúde.
Há ainda 181 notificações em investigação distribuídas por diversos estados, entre eles São Paulo (100), Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4) e Goiás (3).
