Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou mais de 529 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Goiás, segundo informações da Equatorial Energia.
O desligamento atingiu 49 municípios goianos e ocorreu por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com o objetivo de preservar a estabilidade do sistema diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Apagão em Goiás

De acordo com a concessionária, a interrupção começou por volta de 00h31 e o fornecimento foi restabelecido gradualmente, conforme liberação do operador nacional. O último cliente teve o serviço normalizado 57 minutos após o início do apagão.
A Equatorial explicou que a atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) seguiu os protocolos de segurança do ONS e foi uma medida preventiva para evitar danos maiores ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Moradores de várias regiões goianas relataram o apagão nas redes sociais. Cidades como Itauçu, Itaberaí, Valparaíso de Goiás, Jussara, Goiás, Itaguaru, Indiara e Nova Veneza estão entre as afetadas pela falta de energia.
A empresa reforçou que o desligamento foi temporário e controlado, e que todas as unidades consumidoras já estão com o fornecimento restabelecido.
Além de Goiás, outros estados brasileiros também enfrentaram queda no fornecimento de energia durante a madrugada, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Íntegra da nota da Equatorial
“Na madrugada de hoje, 14/10, às 00h31, Goiás e outros estados brasileiros registraram a atuação do ERAC – Esquema Regional de Alivio de Carga, o que causou a interrupção temporária e automática no fornecimento de energia, seguindo os protocolos de segurança determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Por determinação da ONS, a medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Como resultado, houve o desligamento temporário de 49 municípios em Goiás, afetando aproximadamente 529.498 unidades consumidoras.
Seguimos monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS que está analisando as causas.”

Cidades afetadas pelo apagão:
- Inhumas
- Nerópolis
- Itabera
- Aruanã
- Novo Brasil
- Britânia
- Santa Fé
- Matrinchã
- Itapirapuã
- Jaupaci
- Fazenda Canadá
- Jussara
- Fazenda Nova
- Maurilândia
- Iporá
- Diorama
- Moiporá
- Jurumirim
- Ivolândia
- Israelândia
- Santa Rosa
- Amorinópolis
- Montes Claros
- Arenópolis
- Caiapônia
- Piranhas
- Doverlândia
- Bom Jardim
- Aragarças
- Baliza
- Damolândia
- Nova Veneza
- Nerópolis
- Santo Antônio de Goiás
- Brazabrante
- Ouro Verde
- Campo Limpo
- Caturaí
- Itauçu
- Mambai
- Alvorada do Norte
- Usina Mambaí
- Petrolina
- São Francisco
- Jaraguá
- Jesúpolis
- Jaranápolis
- Luziânia
- Santa Helena