A Prefeitura de Goiânia ampliou a oferta de mamografias e exames citopatológicos na rede municipal de saúde durante o mês de outubro.
Conforme a prefeitura, a ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte da campanha Outubro Rosa e tem como objetivo facilitar o diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer do colo do útero.
Mamografias e exames citopatológicos

Além de incentivar a detecção precoce, a iniciativa busca reforçar o acompanhamento da saúde feminina no município.
Para agilizar o acesso aos exames, o fluxo de cadastro dos pedidos foi simplificado, sendo feito diretamente nas unidades básicas de saúde.
Segundo o secretário de saúde, Luiz Pelizzer, a parceria com o Hospital Araújo Jorge, Hospital e Maternidade Dona Íris e Maternidade Nascer Cidadão permitirá a realização de 1,3 mil mamografias extras, somadas às 3,1 mil já realizadas regularmente na rede municipal.

A SMS também disponibilizará 12.206 vagas para exames citopatológicos, conhecidos como Papanicolau, principal método de rastreio do câncer do colo do útero.
As mamografias são recomendadas para mulheres entre 40 e 75 anos, com intervalo de dois anos entre os exames. Já o Papanicolau deve ser feito anualmente por todas as mulheres com mais de 25 anos.
De acordo com a gerente de ciclos de vida da SMS, Kelcy Anne Santana, não há filas para os procedimentos.
Confira mais notícias do portal:
- Cidades: Detran-GO inaugura Mini Cidade em Goiânia, espaço de educação para o trânsito infantil
- Política: Veja como votaram os deputados de Goiás na MP alternativa ao IOF