Com o lema “Vacinar para o perigo não voltar”, Goiás iniciou nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação, que segue até 31 de outubro em todos os municípios do Estado.
O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, ampliando a proteção contra doenças já controladas ou erradicadas, como poliomielite, sarampo e febre amarela.
A ação, que faz parte da mobilização nacional, inclui o Dia D de Vacinação, marcado para 18 de outubro, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população.
Além disso, uma blitz educativa será realizada em 17 de outubro, na Avenida 136, em Goiânia, para conscientizar motoristas sobre a importância da imunização.

Campanha de Multivacinação em Goiás
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a cobertura vacinal em Goiás ainda está abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2025, a vacina BCG atingiu 90% de cobertura, enquanto a Pentavalente alcançou 77% e a Poliomielite, 76,24%, índices que ficaram abaixo dos registrados no ano anterior.
Para reverter esse cenário, as prefeituras foram orientadas a adotar estratégias diversificadas, como horários estendidos, vacinação em escolas, feiras e parques, e outras ações fora das unidades de saúde. A proposta é facilitar o acesso e resgatar quem ainda não completou o esquema vacinal.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alerta que o risco do retorno de doenças eliminadas é real.
“A imunização é fundamental para evitar mortes e complicações por doenças que já estavam controladas ou erradicadas. A ameaça de retorno de doenças como poliomielite, sarampo e Febre Amarela são reais. Precisamos levar informação segura e de credibilidade para a população”, afirma.
Atualmente, mais de mil salas de vacinação estão disponíveis em todo o Estado. Para participar, basta que pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação e um documento de identificação às unidades de saúde.





